Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Projeto de extensão realiza workshops em evento de inovação de Curitiba

Projeto de extensão realiza workshops em evento de inovação de Curitiba

Publicado 6/13/2024, 2:39:52 PM, última modificação 6/14/2024, 2:42:59 PM
“O Projeto” é uma iniciativa de extensão categorizada como espaço maker

Guilherme Pires e João Ferreira, alunos do curso de Engenharia Mecatrônica da UTFPR Curitiba, ministrarão dois workshops na Connect Week, movimento de inovação apoiado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), Fundação Araucária e Governo do Estado do Paraná. Os alunos fazem parte do projeto de extensão “O Projeto”, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), que é categorizado como espaço maker, um ambiente propício para o desenvolvimento de propostas, que concede acesso à ferramentas e conhecimentos diversos e dissemina os resultados e impactos na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A ideia do espaço é promover a inovação, a criatividade e a aprendizagem colaborativa.

A participação da iniciativa no evento é um grande passo para O Projeto. "A criação do makerspace foi impulsionada pelos estudantes e pela professora Tânia Monteiro (DAELN), visando facilitar o compartilhamento de conhecimento prático e atualizado, capacitando-nos a desenvolver projetos, fomentar ideias e superar desafios durante a graduação. O reconhecimento do nosso espaço maker durante o Connect Week evidencia a solidez dessa ideia de colaboração e apoio mútuo, que fundamenta e fortalece nossa comunidade", afirma o diretor geral do O Projeto, Guilherme Pires.

Workshops

“Há mais de um ano, temos conduzido workshops tanto para a comunidade universitária quanto para o público externo. Ao longo desse período, já realizamos cerca de 50 eventos, impactando mais de 500 pessoas. Nossos workshops abordam uma variedade de temas, e estamos entusiasmados com a oportunidade de alcançar um público diversificado, compartilhando ideias sobre tecnologia e inovação. Participar de um evento dessa magnitude é verdadeiramente gratificante e nos inspira a continuar promovendo o conhecimento e a criatividade", comemora o diretor educacional de O Projeto, João Ferreira.

“Como transformar ideias em realidade com programação e eletrônica?” será ministrado por Guilherme Pires, que ensinará o básico de programação de microcontroladores, utilizando abordagens práticas. Já João Ferreira será responsável pelo workshop “O que é modelagem 3D”, que tem como proposta instruir os primeiros passos no universo da Modelagem 3D, em que ideias ganharão vida digital. Nele, os alunos irão aprender os conceitos e técnicas essenciais para criar modelos tridimensionais.

Reportar erro