Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
Projeto Estímulo lança curso online sobre a Doença de Parkinson

Projeto Estímulo lança curso online sobre a Doença de Parkinson

Publicado 4/16/2024, 4:19:23 PM, última modificação 4/16/2024, 4:20:13 PM
O curso é gratuito e está disponível no Portal Sophia

São cinco módulos e os participantes recebem certificado ao final do curso (Foto: ASCOM-CT).

O Projeto Estímulo da UTFPR campus Curitiba lança curso online e gratuito sobre a Doença de Parkinson no dia 18 de abril, às 9h30, pelo Portal Sophia. Serão cinco módulos com informações sobre neuroanatomia e doenças neurodegenerativas, com destaque para a Doença de Parkinson. Sobre este tema em específico, o curso oferece definições, anatomia, estágios e tipos de tratamento. 

No decorrer das aulas os inscritos serão apresentados ao Projeto Estímulo. Nesta fase, os alunos terão contato com a história do projeto de extensão, as ações desenvolvidas, os materiais usados em divulgações e o modo como o Estímulo atua na sociedade. Para finalizar, o último módulo apresenta o papel da rede de apoio na vida da pessoa com Doença de Parkinson, com depoimentos de familiares, profissionais e associações parceiras do Projeto Estímulo. 

“Uma motivação para elaborar o curso é repassar para a sociedade e profissionais de diferentes áreas um conhecimento básico que auxilie as pessoas que convivem com a doença a terem uma melhor qualidade de vida”, comenta a professora Kátia Pruss, do Departamento de Física da UTFPR-CT, responsável pela criação e organização do curso.

O curso é gratuito e com possibilidade de emissão de certificado ao finalizá-lo. Para se inscrever, basta acessar o Portal Sophia clicando aqui

Projeto Estímulo

Criado há 5 anos, o Projeto Estímulo surgiu por iniciativa da professora Kátia Pruss, que é enfermeira e docente do curso de Tecnologia em Radiologia. “Comecei o Projeto Estímulo, pois minha mãe tem a Doença de Parkinson há 14 anos. Sei da importância de uma equipe multidisciplinar que conheça a doença. Penso que como familiar, e profissional de saúde que sou, passei momentos complicados com a minha mãe, e assim preciso do apoio de toda a sociedade para seguir adiante e levar as informações corretas para os profissionais que atendem os pacientes, familiares, cuidadores e sociedade em geral”, explica a professora. 

Queijocast

A professora Kátia Pruss esteve presente em um dos episódios do podcast da UTFPR-CT, o Queijocast, onde comentou sobre o Projeto Estímulo. Para ouvir, basta clicar aqui.