Projeto Estímulo participa do Seminário de Extensão da Região Sul

O projeto de extensão Estímulo, do Campus Curitiba , dedicado à conscientização sobre a Doença de Parkinson, participou do 43º Seminário de Extensão da Região Sul (SEURS), realizado na cidade catarinense de Lages entre os dias 22 e 25 de julho. Estiveram presentes a coordenadora do projeto, professora Kátia Prus, o professor Antonio Carlos Pinho, também membro do Estímulo, e a bolsista Julia Kloss.
Julia apresentou um trabalho intitulado "A Extensão Universitária proporcionando mudanças socioambientais na transformação dos territórios das pessoas com Doenças Neurodegenerativas" e uma oficina sobre o tema, chamada "Doenças Neurodegenerativas: Primeiros passos da identificação até os sintomas". "Ambos foram bem aceitos pelos participantes do SEURS", relatou professora Kátia. Para a estudante Julia, “participar do SEURS (...) me proporcionou muito aprendizado. Foi muito bom também conhecer outros extensionistas, pessoas que entendem os desafios e as alegrias de estar envolvido em um projeto assim".
SEURS
É um evento que busca valorizar as práticas extensionistas desenvolvidas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul e sua articulação com os desafios contemporâneos da sociedade brasileira. Em 2025, o SEURS contou com as modalidades de tertúlias, pôsteres e oficinas, e teve atividades como conferência de abertura, mesas redondas e culturais. Ano que vem, o SEURS acontecerá no campus Curitiba da UTFPR.
A modalidade "tertúlia" de apresentação de trabalhos no SEURS foi a que a estudante Julia fez a apresentação sobre o Projeto Estímulo. A palavra em geral siginifica uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local para discutir vários temas e assuntos. No caso da apresentação de trabalho acadêmico, consistiu em “uma breve apresentação do artigo escrito seguido de uma discussão entre os participantes presentes”.
