Robôs Mr. Mime e Tico-Tuco são premiados em evento de robótica
Dois projetos do espaço de criação “O Projeto” da UTFPR-CT foram premiados durante a RoboCore Experience, um dos principais eventos de combate de robôs no Brasil. O “Mr. Mime”, uma mão mecânica que imita gestos humanos, ganhou o 1º lugar na categoria “Artbot”, dedicada à interação dos robôs com o público. Já o “Tico-Tuco” levou prata no combate “Antweight”, para robôs de até 454 gramas.
Para Ana Júlia, estudante de Engenharia Mecatrônica e responsável pelo Mr. Mime, participar da RoboCore Experience foi uma experiência de imensa importância, principalmente o contato com o público. “A categoria do ArtBot é bem livre, desde que tenha algo que se mexa mecanicamente, eletronicamente, enfim, você precisa de uma programação para poder fazer isso, desde que interaja com o público está valendo. Então, a criatividade é o que conta mais, o contato com o público é o que conta mais. A pessoa chegava ali, mexia e comandava a máquina, acho que foi o charme do negócio que trouxe esse primeiro lugar para a gente. Sobre o trabalho, muita gente ajudou nesse processo, a equipe inteira botou a mão, mexeu em alguma coisa, foi um trabalho em conjunto que deu essa vitória pra gente. Outra coisa muito legal foi poder trocar a ideia com pessoas do Brasil inteiro, porque a RCX permite isso! Por exemplo, eu falei com pessoas do Nordeste e também de outras UTFPRs. Eles deram umas ideias, eu dei umas ideias, então foi assim, muito, muito, muito, muito enriquecedora essa experiência, e levar isso primeiro lugar foi só a cereja em cima do bolo”, comemorou Ana Júlia.
Assim como a estudante, Eliel Alves de Paula, aluno de Engenharia Mecatrônica e responsável pelo Tico-Tuco comenta “participar da RCX foi uma experiência única. Fomos com a expectativa de nos divertir e aplicar nossos conhecimentos na prática, sem nos preocuparmos com o pódio. Foi uma surpresa muito feliz levarmos esse troféu para Curitiba (...) a colaboração e o apoio mútuo foram essenciais para o nosso sucesso. A torcida da equipe 309, a equipe de Robótica Competitiva do O Projeto, foi incrível e nos motivou a cada etapa da competição”.
O projeto é vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) e Tânia Lucia Monteiro é a professora responsável.
Neste ano, a RoboCore Experience aconteceu durante a Campus Party, maior evento de tecnologia e inovação no mundo, realizado em São Paulo.