Software didático será apresentado em Conferência Internacional sobre Distribuição de Eletricidade
O professor Eloi Rufato, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do Campus Curitiba da UTFPR (DAELT-CT), participa em novembro da Conferência Internacional sobre Distribuição de Eletricidade (CIRED 2024), em Chicago, nos Estados Unidos. Na ocasião, o professor irá apresentar o artigo científico, elaborado em parceria com outros docentes da UTFPR e da Universidade de São Paulo (USP), sobre a criação de um software para capacitar profissionais de engenharia elétrica a programar relés de proteção (dispositivos que protegem circuitos elétricos de qualquer falha ou anomalia) de forma mais rápida, eficiente e barata. O programa foi desenvolvido durante um Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Assibi Lins e Rodrigo Maia, do curso de Enganharia Eletrotécnica.
De acordo com o artigo “Didactic Software Tool for Protections Functions of Digital Relays Studies Verifications of Coordination and Selectivity with Der”, a capacitação profissional para lidar com relés de proteção é um processo custoso e demorado, já que o dispositivo é composto por um grande número de funções e a testagem delas depende uma aparelhagem cara. Por isso, a proposta da pesquisa de Rufato foi desenvolver um simulador didático de testes.
“Para ensaiar a parametrização e os testes em relés de proteção em laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, seriam necessários relés de proteção e maletas de teste. Tendo em vista que se tratam de equipamentos de alto custo, que uma turma de laboratório pode ter até 22 alunos e que o tempo de utilização seria curto durante o semestre letivo, a montagem dessa estrutura poderia ser inviável economicamente neste momento” comenta Rufato. O software simulador didático de testes de funções de relés de proteção tem custo reduzido quando comparado ao valor de aquisição de uma maleta de testes e engloba, de forma didática, todas as etapas utilizadas nos testes em relés.
“A aprovação desses trabalhos nessa renomada conferência mostra o empenho de nosso corpo discente e docente em desenvolver novas pesquisas e apresentar soluções que tragam o funcionamento integrado dessas fontes de energia com sustentabilidade e eficiência” conclui o professor.