Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR-CT alcança o 3º lugar na Competição Brasileira de Robótica

UTFPR-CT alcança o 3º lugar na Competição Brasileira de Robótica

Publicado 10/24/2023, 9:22:20 AM, última modificação 10/24/2023, 9:30:40 AM
Estudantes programaram robôs para jogar futebol autonomamente

Estudantes da UTFPR são membros do Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) (Foto: arquivo pessoal).

Os graduandos Bruno Bock da Silva e João Henrique Cordeiro Pires, de Engenharia Eletrônica; Larissa Bialski e Luiz Guilherme Silvino Greca, de Engenharia Mecatrônica; e Enzo Gaio, David Segalle, Gustavo Armênio e Victor Errera, de Engenharia de Computação, conquistaram o terceiro lugar na Competição Brasileira de Robótica 2023 (CBR), na categoria "Futebol de Robôs Simulados 3D”. O evento aconteceu em Salvador, entre os dias 07 e 12 de outubro.

Os estudantes programaram 11 robôs humanoides para jogar futebol autonomamente, com a habilidade de ver, se movimentar e formular estratégias colaborativas. Além da categoria "Futebol de Robôs Simulados 3D”, a equipe também participou da modalidade “Robocup@Home”, voltada a robôs de auxílio doméstico, em que conquistou a quarta colocação. Os alunos são membros do Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER) e foram liderados pelo professor João Alberto Fabro, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF).

“Os estudantes que compuseram a equipe tiveram um comportamento exemplar, comprometido e eficiente (...). Apesar dos esforços nos primeiros três dias de competição, não conseguimos recuperar alguns percalços – como a quebra do braço robótico no transporte de ônibus entre Curitiba e Salvador – e terminamos na terceira posição este ano. Mas a experiência obtida, junto com o profissionalismo e dedicação demonstrados por todos, antevê melhores colocações no campeonato do próximo ano e perspectivas de participação no Campeonato Mundial no futuro, que em 2025 ocorrerá no Brasil, e temos grandes expectativas de conseguir nos classificar para representar a UTFPR”, comemora o professor Fabro.

A UTFPR tem tradição de participação e premiação na CBR, a maior competição de robótica inteligente do Brasil e da América Latina. A equipe “Capivara3D”, de futebol de robôs simulados, é um desenvolvimento conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também obteve a terceira colocação em 2022, 2019 e 2018.

Simpósio Brasileiro e Latino-Americano de Robótica

Além da participação na competição, os integrantes das equipes também participaram do Simpósio Brasileiro e Latino-Americano de Robótica, em que apresentaram artigos científicos que descrevem os avanços e algoritmos desenvolvidos, visando a solução de problemas que se apresentam para os robôs.

Os acadêmicos de Engenharia de Computação, Gustavo Armênio e David Segalle, com apoio do mestrando Everson de Souza Silva, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), apresentaram artigos descrevendo abordagens de visão computacional e inteligência artificial voltadas à solução de problemas reais enfrentados pelo robô de serviço "Apollo".