UTFPR-CT lança Parque Científico e Tecnológico
O Parque Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (PCT-CT) será lançado no dia 8 de agosto, terça-feira, às 14h, no Auditório da sede Centro. Durante o evento, serão realizadas as posses do Conselho Diretor e do Comitê Gestor. A cerimônia vai reunir representantes do setor produtivo, pesquisadores, professores, empresários e estudantes.
O PCT-CT foi criado para estimular a colaboração e a interação entre a academia e o setor empresarial, contribuindo com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação em Curitiba e região. Para a diretora-geral do campus Curitiba, professora Rossana Finau, “o Parque Científico e Tecnológico vem complementar a identidade da UTFPR, no sentido de que seu objetivo retoma a história que constitui o fazer da nossa instituição, ou seja, ele reforça as relações existentes entre a nossa universidade e a realidade do mundo do trabalho aplicando o resultado das nossas pesquisas para a inovação das ações no setor produtivo”.
A missão é promover a construção de ambientes especializados e cooperativos voltados para ciência, inovação e tecnologias sustentáveis, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas na geração de produtos, processos, serviços, transferência e difusão de tecnologia. Será um espaço de relação entre a academia, o setor produtivo e a comunidade, desenvolvendo relações empresariais, atividades de inovação, de empreendedorismo e de extensão universitária.
"O lançamento do PCT-CT representa um passo importante para a consolidação de uma universidade comprometida com o avanço científico, a inovação e o empreendedorismo. Será uma oportunidade ímpar para construirmos juntos um futuro de excelência acadêmica e impacto positivo na sociedade", afirma o diretor do parque, professor Ricardo Fernandes da Silva.
Parque Científico e Tecnológico
O Parque Científico e Tecnológico está localizado na sede Neoville, na Cidade Industrial de Curitiba, coração produtivo da capital. O espaço tem um potencial de construção de até 150 mil m². Empresas selecionadas poderão se hospedar no PCT-CT por até 20 anos, em um ambiente dinâmico para o desenvolvimento conjunto de inovações.
O PCT-CT vai realizar o apoio em convênios entre a UTFPR campus Curitiba e outras instituições de pesquisa; assessoria para criação de spin-offs acadêmicos; assessoria para proteção de pesquisa/invenção; assessoria para proteção de software; assessoria para solicitação ou recebimento de patrocínios; divulgação de editais e chamadas de financiamento; hospedagem de laboratórios e projetos de P&D&I; hospedagem de startups no parque científico e tecnológico; HUB de grupos de pesquisa e laboratórios; incubadora – IUT; infraestrutura laboratorial; jornada empreendedora; locação de espaço para hospedagem de empresas; locação de espaços para eventos culturais, esportivos, lazer; prestação de serviços; e treinamentos.