Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR-CT oferta doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

UTFPR-CT oferta doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

Publicado 1/8/2024, 9:48:23 PM, última modificação 1/8/2024, 9:49:29 PM
CIÊNCIA

Campus Curitiba da UTFPR abre novo programa de doutorado em 2024 (Foto: DECOM/UTFPR).

O Campus Curitiba da UTFPR oferece a partir de 2024 um novo programa de doutorado. Pesquisadores já podem se inscrever no Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). As inscrições foram abertas no dia 2 de janeiro de 2024 e serão encerradas no dia 11 de fevereiro. 

O doutorado

O novo curso de doutorado tem como objetivo promover o aprimoramento científico de profissionais voltados para a área de Ciências Ambientais, a formação de recursos humanos qualificados, a criação e aplicação de novos conhecimentos científicos na execução de atividades de pesquisa e de desenvolvimento, buscando a solução de problemas ou a proposição de inovações tecnológicas para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho. O PPGCTA oferecerá aos doutorandos a formação necessária para que eles possam definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas suas linhas de atuação, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

De acordo com o coordenador do programa, o professor Charles Windson Isidoro Haminiuk, do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI), o PPGCTA está buscando pesquisadores que sejam capazes de realizar investigação científica e tecnológica interdisciplinar, visando o desenvolvimento de aplicações práticas interligadas entre os conhecimentos teóricos, o desempenho laboratorial e o meio ambiente. “Queremos pesquisadores que busquem dar continuidade à sua formação de base, intensificando seus conhecimentos para atuar no ensino/pesquisa tecnológico e científico na área de Tecnologias e Processos Ambientais”, afirma.

O processo

O professor Charles explica que “os planos para a abertura do curso de doutorado do PPGCTA iniciaram assim que o conceito do programa aumentou para 4”. Ele explica que, com essa classificação, foi possível submeter à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) uma solicitação para abertura de um novo curso, o Doutorado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental. 

“Em setembro de 2022 foi criada uma comissão para a escrita do projeto de doutorado. O projeto foi submetido à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em outubro e após várias etapas de avaliação, foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação no final de 2022”, explica o professor Charles. A proposta de criação do doutorado foi então submetida à CAPES no início de 2023 e foi aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em maio do mesmo ano. A autorização para início do curso de doutorado aconteceu pela publicação da portaria nº 2.149, de 26 de dezembro de 2023 do Ministério da Educação. 

Charles explica a importância da abertura de um doutorado para consolidar a atuação do PPGCTA: “a aprovação do curso de doutorado não apenas atende a uma demanda antiga, mas também representa um marco significativo na consolidação do programa. A oferta do doutorado proporciona uma oportunidade valiosa para os alunos egressos do curso de mestrado, permitindo-lhes dar continuidade à sua formação dentro do próprio PPGCTA. Esse avanço acadêmico não só fortalece a qualidade do programa, mas também reforça o compromisso da instituição em oferecer oportunidades de excelência educacional aos seus estudantes. A comunidade acadêmica do PPGCTA, ansiosa por essa conquista há algum tempo, expressou sua alegria diante dessa realização”.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

O PPGCTA possui três linhas de pesquisa: Monitoramento e Gestão Ambiental, Processos Químicos e Biotecnológicos de Tratamento e Valorização de Resíduos, e Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. O programa oferta diversas disciplinas associadas a essas linhas de pesquisa. 

A estrutura curricular do curso segue o documento da Área 49 (Ciências Ambientais), prezando pela minimização do excesso de créditos obrigatórios em disciplinas, com flexibilização da obtenção de créditos por meio de atividades complementares. As disciplinas, em sua maioria, são ministradas por pelo menos dois docentes com diferentes formações. Além disso, o rol de disciplinas está dividido entre disciplinas obrigatórias, optativas e tópicos especiais. 

As disciplinas do elenco permanente a todos os pós-graduandos buscam contribuir para uma formação básica e ao mesmo tempo ampla na área de ciências ambientais, voltada para todas as linhas de pesquisa do Programa. Já as disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa permitem aos pós-graduandos se especializarem em suas linhas temáticas de pesquisa dentro do Programa. A oferta de disciplinas obrigatórias somente aos doutorandos permite a estes um aprofundamento maior em tópicos específicos, podendo, porém, ser cursadas também por mestrandos como disciplinas optativas. 














Reportar erro