Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR Curitiba disponibiliza o site “Ajuda Gestão” para servidores, docentes e estudantes desde março

UTFPR Curitiba disponibiliza o site “Ajuda Gestão” para servidores, docentes e estudantes desde março

Publicado 5/19/2025, 2:33:30 PM, última modificação 5/19/2025, 2:33:39 PM
A plataforma é um compilado de informações sobre procedimentos internos da instituição para, principalmente, solucionar dúvidas

A UTFPR Campus Curitiba lançou o site “Ajuda Gestão” para compilar uma série de informações sobre procedimentos internos da instituição e que são pertinentes aos docentes, discentes e técnicos administrativos. O objetivo principal é facilitar o acesso e a consulta, além de otimizar o tempo e os processos para todos os envolvidos.

O site foi desenvolvido pela estudante Isabelle Luana Amorim Moroski, do curso de Comunicação Organizacional, sob orientação da professora Anuschka Lemos, do Gabinete da Direção-Geral do campus Curitiba (GADIR), além do apoio dos professores João Augusto Moliani, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), Neusa Nogas Tocha, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) e Rodrigo Villanova, da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD). 

De acordo com a professora Anuschka Lemos, desde o início da gestão atual do campus,  sentia-se a necessidade de algum tipo de portal que juntasse informações importantes que pudessem ajudar em coisas mais básicas, principalmente quando algum servidor assume um determinado posto de gestão. 

“(...) Tinha alguns processos que interessavam também a estudantes e a docentes mesmo quando não ocupam cargos de gestão. Então fomos criando links para estes grupos também”, explica a professora. 

Para ajudar nesse processo, Isabelle Moroski realizou uma extensa pesquisa durante o período em que foi bolsista da GADIR. Por 10 meses, a estudante coletou informações sobre o funcionamento da instituição, especialmente processos burocráticos como abertura de chamados, convalidação de disciplinas, declarações dos mais diversos tipos, estágios, portarias etc. 

Segundo Moroski, o projeto foi um desafio, mas, também, uma experiência gratificante. “Esse projeto tem um valor imenso. Antes dele, não existia um espaço centralizado para que as pessoas da UTFPR pudessem encontrar facilmente as informações de que precisavam. Muitas vezes, era necessário navegar por várias páginas e abas para conseguir chegar a uma resposta. Faltava um lugar que reunisse tudo com clareza, organização e registro dos processos, e foi justamente dessa necessidade que nasceu o AjudaGestão”, comenta. 

Por fim, a estudante comenta sobre a experiência de ter participado da criação do site e da alegria que o sucesso do projeto traz. “Tenho muito orgulho de ter feito parte disso. É bonito e emocionante passar pelos corredores e ouvir que desde que o site foi disponibilizado (final de março/25) tem feito diferença no dia a dia das pessoas. Saber que algo que ajudei a construir está contribuindo para facilitar a rotina de tantos me deixa muito feliz”.

Ajuda Gestão

Dentro do site, o servidor ou estudante encontra uma série de informações que podem ser coletadas por dois meios: busca por grupos, que direciona os usuários a encontrar dados com base nas funções ou cargos relacionados e a busca por setores, que direciona para sites e portais próprios de cada setor.

Além disso, o site possibilita a busca por processos e páginas, onde estão relacionados todos os conteúdos do portal.

De forma intuitiva e simples, o usuário consegue encontrar facilmente o que busca e solucionar dúvidas de forma independente e otimizada.

Reportar erro