UTFPR Curitiba e Bosch celebram acordo para estudos de mobilidade sustentável
Nesta sexta-feira (4) foi realizada uma cerimônia simbólica para a assinatura do acordo e do plano de trabalho entre a empresa Robert Bosch e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR-CT). O acordo, que já havia sido assinado digitalmente no dia 23 de setembro, aniversário de ambas as instituições, prevê apoio financeiro a um projeto de Estudos Tribológicos de Componentes de Sistema de Injeção em Combustíveis Renováveis, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT).
O projeto, que vem sendo planejado desde 2022 com o apoio da Bosch ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), terá duração de três anos. O financiamento atenderá à contrapartida exigida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI).
A pesquisa contará com a participação de um estudante de doutorado, uma estudante de mestrado e de estudantes de iniciação científica, que serão selecionados nos próximos meses.
Tribologia
A Tribologia é a ciência que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação entre superfícies em contato. No projeto em questão, será estudada a aplicação em motores movidos a diesel. O foco será o desenvolvimento de soluções para a descarbonização dos sistemas de mobilidade, com o uso de etanol nos motores.