Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR Curitiba lança Programa de Pós-Graduação em Design Prospectivo

UTFPR Curitiba lança Programa de Pós-Graduação em Design Prospectivo

Publicado 9/20/2024, 2:44:28 PM, última modificação 9/20/2024, 3:25:29 PM
O início do curso de mestrado está previsto para 2025, com oferta de 14 vagas

A UTFPR campus Curitiba lança o Programa de Pós-Graduação em Design Prospectivo, inserido no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN-CT). O programa ocupa uma lacuna na pesquisa em Design, por meio da expansão do campo de atuação e pesquisa. O curso de mestrado tem como objetivo geral a formação de mestres capazes de produzir conhecimentos científicos na área de Design Prospectivo, mas também de atuar como pesquisadores, educadores e designers em processos de prospecção coletiva de mudanças estruturais na sociedade humana.

A previsão de oferta da primeira turma é em 2025, inicialmente com 14 vagas. De acordo com a professora Fernanda Botter (DADIN-CT) que participou da criação do mestrado, o "programa se articula operando criticamente sobre as bases epistemológicas, ontológicas e praxiológicas que definem a ação humana em transformar o mundo. Produtos do curso de mestrado, os projetos prospectivos podem ser desenvolvidos para a intervenção em diversos contextos, visando implementar mudanças nas chamadas estruturas existenciais, os sistemas diversos que organizam a existência humana. Para que as intervenções prospectivas priorizem modos de vida sustentáveis e socialmente justos, é necessário considerar que todo artefato é político".

Linhas de pesquisa

O novo programa está organizado em duas linhas de pesquisa, "que organizam a práxis prospectiva para tensionar a transformação estrutural na dimensão simbólica, ideológica, filosófica (Metaestruturas) e aquela técnica, organizacional (Infraestruturas). Tratar destas duas dimensões permite a expansão do espaço de possibilidades de interferência nas estruturas conhecidas, e mudar o rumo do trajeto histórico que tende a manter o status quo", afirma a professora Fernanda.

Egressos

O perfil do egresso indica a formação de um profissional que possa contribuir ativamente nos processos de criação, mediação e transferência de metodologias, teorias e tecnologias para a transformação estrutural no âmbito do desenvolvimento local, nacional e internacional, podendo atuar com pesquisa científica, docência no ensino superior e atuação profissional em empresas, no poder público e terceiro setor.

Reportar erro