UTFPR Curitiba oferece capacitação para catadores sobre reciclagem de lixo eletrônico em Curitiba

A UTFPR Curitiba promoveu, nos dias 3 e 4 de julho, o Curso de Educação para a Destinação Socioambiental de Resíduos Eletrônicos, voltado para catadores selecionados de cooperativas da capital paranaense. A iniciativa é uma realização conjunta do Escritório Verde e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), em parceria com o Instituto Gea - Ética e Meio Ambiente e o Laboratório de Sustentabilidade do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP (LASSU).
O curso faz parte de um projeto que percorre diversas cidades brasileiras, com patrocínio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O principal objetivo é capacitar catadores de cooperativas e associações de reciclagem para a coleta, desmontagem e destinação ambientalmente adequada de resíduos eletrônicos. Os catadores que se inscreveram no curso receberam total apoio das instituições, incluindo bolsa para participação, alimentação, uniformes adequados para as atividades, equipamentos de segurança e material didático.
A separação de resíduos eletrônicos exige mais conhecimento do que a de outros tipos de resíduos, pois requer identificação das peças e cuidados adicionais com a segurança, devido à presença de materiais tóxicos. “Este curso é a esperança de que mais tarde os catadores possam inclusive homologar a própria cooperativa e entregar esse resíduo eletrônico, aproveitando melhor e gerando mais lucros em cima disso”, explica o professor Eloy Casagrande, um dos organizadores da iniciativa.