Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR Curitiba organiza mesa redonda sobre Lélia González

UTFPR Curitiba organiza mesa redonda sobre Lélia González

Publicado 6/24/2024, 2:39:53 PM, última modificação 6/25/2024, 2:07:31 PM
O evento faz parte do Julho das Pretas, ação para dar voz às mulheres negras

Na próxima sexta-feira (28) a sede centro da UTFPR-CT recebe uma mesa redonda sobre o legado da escritora e ativista Lélia González. O evento faz parte do “Julho das Pretas”, uma ação criada em 2013 pelo Odara - Instituto da Mulher Negra, para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha. A cada ano, o Julho das Pretas dá destaque a diferentes temas relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.

Em Curitiba, o Julho das Pretas é organizado pela Rede de Mulheres Negras do Paraná, uma organização sem fins lucrativos criada para reivindicar e implementar políticas públicas focadas em gênero e raça, em parceria com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).  

UTFPR campus Curitiba

Essa é a primeira vez que a UTFPR-CT participa do projeto e traz como discussão a trajetória de Lélia González, intelectual e ativista que foi pioneira nos debates sobre questões de gênero e raça. “A ideia é mostrar que a Lélia morreu 30 anos atrás, mas que o seu legado não morre, ele está vivo em nós nas atuações das mulheres negras em vários campos da sociedade brasileira”, explica a professora do Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) Amanda Crispim. 

A mesa redonda acontece no dia 28/06, no auditório da Reitoria da UTFPR-CT, às 19h e conta com a participação da deputada federal Carol Dartora, da vereadora Giorgia Prates, da professora da UTFPR Amanda Crispim, da mestranda Sofia Castro (UTFPR-CT), da pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Claudia Regina Xavier (UTFPR-CT) e da Gabriela Martins (Rede de Mulheres Negras do Paraná). 





Reportar erro