Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR forma primeira turma do Projeto Alvorada

UTFPR forma primeira turma do Projeto Alvorada

Publicado 12/2/2025, 3:35:49 PM, última modificação 12/2/2025, 3:36:35 PM
Iniciativa federal busca a reintegração social e profissional de pessoas egressas do sistema prisional

A UTFPR Curitiba realizou, nesta segunda-feira (01), a cerimônia de formatura do Projeto Alvorada, um programa federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) em parceria com o Departamento Acadêmico de Gestão e Economia do campus (DAGEE-CT). A iniciativa busca a reintegração social e profissional de pessoas egressas do sistema prisional. 

Estiveram presentes o reitor, professor Éverton Ricardi Lozano da Silva, o diretor-geral do Campus Curitiba , professor Paulo Daniel Batista de Sousa, além de outras autoridades acadêmicas e estaduais. “Para nós, é uma grande honra e satisfação. É um projeto que vem ao encontro do papel da universidade na sociedade”, comentou o reitor. 

Na solenidade, a universidade celebrou a formatura de sua primeira turma no curso de  Empreendedorismo e Empregabilidade, composta por 20 estudantes. A UTFPR foi a primeira universidade do Paraná a aderir ao projeto, que também é realizado em parceria com outras 19 instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

Desde março deste ano, a turma teve aulas com docentes e profissionais dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Planejamento e Governança Pública (PGP) e do Programa de Empreendedorismo da UTFPR (Proem). A capacitação teve como foco a empregabilidade, a inserção no mercado de trabalho, com atividades em núcleos de inclusão social e produtiva e apoio na incubação de novos negócios e no desenvolvimento de habilidades.

O diretor-geral do Campus Curitiba , Paulo Daniel Batista de Sousa, que também atuou como professor da turma na disciplina de Marketing, destacou a experiência marcante de acompanhar o grupo ao longo do curso. “Toda vez que falo deles, eu me emociono. É uma turma heterogênea, um curso diferente e para nós, como professores, o desafio é padronizar a turma. Pegar turmas com conhecimentos diferentes e passar o conhecimento onde todo mundo alcance. Mas eu sempre falei, o diferencial deles é que eles têm o que todo professor ama: vontade de aprender”. 

Para a Coordenadora Nacional de Atenção à Pessoa Egressa na Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais da SENAPPEN/MJSP, Roseane de Aguiar Lisboa Narciso, a formatura da primeira turma representa um marco especialmente significativo. “É uma alegria muito grande, uma celebração ver essas pessoas que saíram da prisão e passaram por essa experiência de privação de liberdade reescreverem sua história”.

Entre os formandos, o sentimento também foi de reconhecimento e transformação. “É um momento de muita alegria, uma conquista. A gente fica até emocionado pelo fato da UTFPR ter acreditado na gente e trazer conhecimento para ajudar a pessoa que está saindo do sistema prisional. Eu creio que o curso em si transforma as pessoas”, celebra o formando Franchesco Belinelli Neuwiem.


Reportar erro