Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
UTFPR promove o 28º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

UTFPR promove o 28º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

Publicado 11/17/2022, 11:42:36 AM, última modificação 11/17/2022, 11:51:34 AM
A programação contou com Workshop de Ferramentas e Aplicações, concurso de teses e dissertações, palestras de pesquisadores convidados, entre outros

O evento foi realizado no auditório da sede Centro do campus Curitiba. (Foto: ASCOM)

O XXVIII Simpósio Brasileiro Multimídia e Web (WebMedia) foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) entre os dias 07 e 11 de novembro, na sede Centro do campus Curitiba. O evento trouxe uma oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. A novidade desta edição foi o WebMedia for Everyone (W4E), um fórum gratuito para discutir a responsabilidade da comunidade WebMedia como agente de transformação social. 

O Webmedia, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),  é o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web.  

O simpósio ofereceu o diálogo e a difusão de produções científicas geradas na academia, como artigos completos, minicursos, painéis, palestras de pesquisadores convidados, Workshops de Ferramentas e Aplicações, concurso de Teses e Dissertações, assim como promoveu uma chamada para submissão de tutoriais, ação que apresentou informação em tópicos recentes ministrados por pesquisadores iniciantes ou experientes. 

De acordo com Julio César Azevedo, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), “a vigésima oitava edição do simpósio tem um significado importante e parabenizo a todos os organizadores. [...] Eu acho atrativo trabalhar com esses temas e mais ainda por perceber a interação com a comunidade acadêmica”.  

O evento

A conferência de abertura (08/11) recebeu representantes da gestão do campus: Julio Cesar Rodrigues de Azevedo, da DIRPPG, e Tangriani Assmann, vice-reitora da UTFPR. A mesa foi composta pelos professores e organizadores do evento, Thiago Silva, doutorando do campus Curitiba, Leyla Baldo Dorini,  do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), Jussara Marques de Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vagner Diniz, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) Mestrandos e doutorandos da UTFPR participaram do evento, além da comunidade externa, como pesquisadores da área e acadêmicos.

Entre os dias 07 e 11 de novembro, a programação contou com minicursos sobre a Identificação de câmeras de eco em redes por meio de detecção de comunidade em redes completas: Ferramentas, tendências e desafios; Processamento de linguagem natural em textos de mídias sociais: Fundamentos, ferramentas e aplicações; Polarização em redes sociais: Conceitos, aplicações e desafios; Geração de séries temporais utilizando redes gerativas adversárias: da teoria à prática. Também ocorreram palestras, tais como: “Da inteligência Artificial à Intimidade Artificial”, ministrada por Diego Cortiz, professor da PUC-SP; “Vieses em dados e outras ameaças à validade de modelos preditivos”, apresentada pela Kristina Lerman, da Universidade do Sul Califórnia (USA).

Reportar erro