Home
/
Notícias
/
Curitiba
/
X Seminário Internacional de Educação de Pinhais é realizado em parceria com a UTFPR

X Seminário Internacional de Educação de Pinhais é realizado em parceria com a UTFPR

Publicado 10/31/2022, 3:45:10 PM, última modificação 11/3/2022, 10:50:34 AM
O evento está na 10ª edição e recebeu participantes do Brasil e de Portugal

X Seminário Internacional. (Foto: Roberto Dziura)

Integrantes do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), do campus Curitiba, participaram do X Seminário Internacional de Educação de Pinhais, promovido entre os dias 25 e 27 de julho. O tema da edição deste ano foi “10 anos tecendo saberes, fazeres e práticas para uma educação de qualidade”. Foram recebidas mais de 1800 inscrições de participantes, entre elas, as dos discentes do PPGFCET, que apresentaram comunicações orais. 

O Seminário foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em Pinhais, e foi transmitido pelas plataformas digitais para possibilitar a participação de residentes da Região Metropolitana de Curitiba, de outros estados e de Portugal. 

A parceria firmada é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Pinhais e a diretoria geral do campus Curitiba, na pessoa diretora Rossana Finau,  com o Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET). Para Tamara van Kaick, professora do PPGFCET, “é sempre muito gratificante e uma honra poder participar do X Seminário Internacional de Educação de Pinhais como professora e principalmente como coordenadora do Programa de Pós-Graduação da UTFPR”.

Programação

No primeiro dia (25/07), a mesa redonda foi composta para refletir o percurso do Seminário e comemorar os 10 anos tecendo saberes, fazeres e práticas para alcançar uma educação de qualidade. O evento contou com a participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus, que na época do primeiro Seminário foi a Secretária de Educação do município; Andrea Franceschini (Secretária de Educação), Prof. Célio Rodrigues Leite, idealizador do Seminário, e Tamara van Kaick,  representante da  UTFPR e do PPGFCET. Também estiveram presentes Anderfabio Oliveira dos Santos, da Secretaria Estadual de Educação,  e  Fabrício de Sousa, da Câmara de Vereadores de Pinhais. 

O segundo dia (26/07) contou com as seguintes palestras: “Escolas transformadoras, competências transformadoras: Currículo e educação integral”; “Educação, futuro e propósito: esse mundo me pertence?”; “Gestão emocional: o papel da liderança no desafio de fazer acontecer”. 

As palestras de encerramento (27/07) foram voltadas para os temas: “Educar é cuidar de si para cuidar dos outros”; “Educabilidade cognitiva e o desenvolvimento da habilidade socioemocional” e “Educar a nova geração vibrante, inquieta e conectada – estamos preparados?”.