AGRITEC 2023

Publicado 9/5/2023, 4:38:55 PM, última modificação 9/5/2023, 4:41:35 PM
“UTFPR-DV de portas abertas” é o tema do evento que acontece de 19 a 22 de setembro

“UTFPR-DV de portas abertas” é o tema do evento que acontece de 19 a 22 de setembro

Entre os dias 19 a 22 de setembro de 2023 realizará o 1° AGRITEC, que neste ano terá como tema: “UTFPR-DV de portas abertas”.

O tema “UTFPR-DV de portas abertas” caracteriza os objetivos de sermos universidade em meio a cadeia produtiva, de comercialização e geração de tecnologia. Os desafios atuais na produção do conhecimento e necessidade de geração de conhecimento são perceptíveis, assim também a velocidade com que a tecnologia avança. Precisamos estar interligados, universidade, sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas na busca de crescimento conjunto com foco em sustentabilidade e tecnologia.

O AGRITEC é um evento multidisciplinar com foco na inserção da comunidade na universidade, visando capacitação e difusão de conhecimento nas mais diversas áreas do setor das ciências agrárias, ambientais, econômicos, sociais, de biotecnologia e tecnologia de informação.

Além de abrir a universidade para a comunidade local e regional o evento também tem como objetivo a integração entre a UTFPR-DV, comunidade, sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas; a divulgação das atividades desenvolvidas no campus; proporcionar um ambiente de troca de informações entre diferentes atores relacionados as áreas: educacional, agropecuária, florestal, tecnologia da informação e biotecnologia e instigar a importância do ensino superior para alunos da educação básica e fundamental.

Durante o evento serão oportunizados, gratuitamente, cursos, oficinas, eventos técnico-científicos, exposição da universidade e reuniões temáticas.

Confira a seguir informações sobre os eventos por temas específicos que acontecerão durante o evento:

ExpoUT e Meninas nas Ciências

A ExpoUT tem por objetivo mostrar aos alunos e professores do Ensino Médio dos colégios da região Sudoeste os cursos ofertados na UTFPR Campus Dois Vizinhos, a forma de ingresso, as possibilidades de auxílios estudantis, as atividades desenvolvidas extraclasse, bem como a estrutura disponível para o melhor aprendizado no decorrer da graduação. Este ano, o projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências será parceiro nesse evento, mostrando uma de suas ações chamada "Uma Jornada Científica pelo Tempo". O projeto, que tem como objetivo incentivar meninas a ingressarem e permanecerem nos cursos de Ciências, desenvolve essa ação nas escolas públicas de Dois Vizinhos e região, divulgando a Ciência por meio de atividades interdisciplinares e lúdicas, e valorizando os feitos de mulheres cientistas, para promover representatividade nas mais diversas áreas. A Jornada acontece em parceria com os projetos GT Bio e Keep English Around.

As visitas ocorrerão durante todo o período de realização do AGRITEC.

Encontro de Saberes Tradicionais

O evento Encontro Saberes Tradicionais é uma das ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Os saberes de benzedeiras e benzedores: reconhecimento de patrimônio cultural no sudoeste paranaense”. O objetivo da realização deste evento é promover visibilidade e valorização do ofício de benzer junto à comunidade interna e externa da universidade, assim como possibilitar o encontro entre saberes populares e científico. O evento será realizado no dia 20 de setembro a partir das 08h30 e terá como agenda pela manhã uma palestra com a pesquisadora Adriane Andrade, representando o Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), uma organização de praticantes de curas populares que possuem um caminhar de reconhecimento no Estado do Paraná. Pela tarde um conjunto de oficinas será realizado, promovendo o encontro de saberes do público externo com a conhecimento científico desenvolvido na universidade, assim como permitindo o diálogo e a troca de conhecimento entre participantes.

Dia de Campo do Trigo

O Dia de Campo de Trigo cumpre um papel importante para qualificação do produtor e na buscar por aumento da qualidade do cereal, uma vez que o evento é o local para uma ampla transferência de tecnologia, assim como uma grande troca de informações à assistência técnica e aos produtores participantes.

O evento tem o intuito de difundir tecnologias de cultivo, cultivares, com foco na importância da qualidade do grão para sua valorização econômica e industrial. Serão apresentados resultados de pesquisas na área, além de fomentar o cultivo do trigo na região.

O Dia de Campo será realizado no dia 21/09, das 13h30 às 17h30 e é aberto para participação de toda a comunidade.

TECNOLEITE

O TECNOLEITE é um evento técnico de caráter extensionista, idealizado, organizado e realizado pelo grupo PET Produção Leiteira da UTFPR Campus Dois Vizinhos, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o IDRPR e outras organizações público e privadas atuantes na cadeia produtiva do leite. É evento bianual que tem como objetivo divulgar conhecimento científico, técnico e tecnológico a acadêmicos, pesquisadores, professores, produtores e profissionais que atuam direta ou indiretamente na produção de leite. O objetivo é promover a formação continuada do público que atua em todos os extratos da cadeia produtiva do leite e, desse modo, contribuir para o aumento da produtividade, de forma sustentável e economicamente viável.

O Campus Dois Vizinhos da UTFPR lança o primeiro AGRITEC como projeto institucional e tem como meta ampliar sua estrutura de capacitação para os próximos anos com proposta de transformar realidades locais e regionais, instigar a formação acadêmica no ensino superior e praticar extensão em conjunto com instituições públicas e privadas.

A programação completa e os links para inscrição podem ser acessados CLICANDO AQUI