Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
AGRONOMIA 10 ANOS

AGRONOMIA 10 ANOS

Publicado 8/2/2021, 8:20:44 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:21 PM
Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos completa 10 anos

Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos completa 10 anos

O Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos, completa em 06 de agosto de 2021, 10 anos de sua criação. Foi nesta data, em 2011, que aconteceu a primeira aula do curso.

A história do curso começou com a criação da Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Rio do Sul no município de Dois Vizinhos, conquistada pela comunidade duovizinhense em 1992 e inaugurada em dezembro de 1996. Não é possível desvincular a história do curso com essa importante conquista, pois esse fato pavimentou as bases necessárias para o pleito da criação do Curso de Agronomia no município, já que foi naquela época que a área de 191,3ha, onde hoje está instalado o Campus Dois Vizinhos, foi adquirida e que alguns professores, que ainda atuam no curso, foram contratados para os cursos técnicos.

Em 2003, ocorreu a adesão da EAF ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e posteriormente, com a transformação deste em UTFPR em 2006, Dois Vizinhos atingiu status de Cidade Universitária. Durante esta trajetória de conquistas e mudanças, foram criados e ofertados cursos de Técnico Agrícola em Agropecuária no sistema integrado e pós-médio com habilitações em Agricultura, Zootecnia e Agropecuária, bem como, Tecnologia em Horticultura. Além destes, também foram criados os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Zootecnia. A implantação destes cursos, demandou recursos para a montagem de toda a estrutura para atender suas necessidades, bem como a contratação de docentes, aquisição de bibliografias e estruturação dos antigos e criação de novos laboratórios e unidades de ensino, pesquisa e extensão no Campus.

Porém, o curso de Tecnologia em Horticultura, após a realização de vários vestibulares, no período de 2007 a 2009, não apresentou demanda suficiente para abertura de novas turmas, levando a decisão de não oferta de novas vagas a partir de 2010 e sua extinção. Assim sendo, suprindo a lacuna deixada pelo curso de Tecnologia em Horticultura, foi criada em 2009 uma comissão na UTFPR especialmente para estudar a oferta de um novo curso superior na área de Ciências Agrárias, que apontou para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Em 2010, utilizando-se de critérios como demanda, infraestrutura instalada e corpo docente disponível, optou-se pela criação do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos.

O curso iniciou seu funcionamento em regime semestral com a oferta de 44 vagas e o ingresso da primeira turma ocorreu no segundo semestre de 2011, com a primeira aula sendo realizada em 06 de agosto de 2011. Nestes 10 anos, os números dos curso confirmam a decisão acertada da comunidade de Dois Vizinhos em lutar pela criação da Escola Agrotécnica Federal e, da UTFPR, em aproveitar essa maravilhosa estrutura para ofertar o Curso de Agronomia. O Curso tem ou já teve em seu quadro de estudantes, 1016 matriculados de todas as regiões do país, em 20 turmas, e já formou 259 Engenheiras e Engenheiros Agrônomos, que atualmente desenvolvem suas atividades profissionais no Brasil e exterior. Em suas avaliações conquistou nota máxima no reconhecimento pelo Ministério da Educação, cinco estrelas no ranking do jornal Estadão de São Paulo e quatro estrelas no guia do estudante. No ENADE de 2016, seus alunos foram os melhores entre as instituições federais de ensino superior do Brasil e a terceira nota do país.

Atualmente, o Curso conta com mais de 50 professores doutores em diversas áreas, os quais atuam na graduação e pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado. Seu corpo docente coordena inúmeras parcerias e convênios com diversas empresas do setor agropecuário para estágios e pesquisas. O Curso disponibiliza ainda um Programa de Dupla Diplomação junto ao Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, permitindo aos estudantes que participam do programa, obterem titulação em nível superior para atuação profissional na Europa.

Para comemorar essa importante data, o Curso está promovendo Webinar “A formação do Engenheiro Agrônomo frente as mudanças na agricultura”, que contará com a participação de Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola S.A., umas das maiores empresas do setor no Brasil. O evento ocorrerá no dia 05/08/2021 e será transmitido pelo canal do Curso da Agronomia da UTFPR-DV no YouTube.

Desta maneira, o Curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos, celebram junto à comunidade acadêmica e com a população de Dois Vizinhos e região, uma década de existência, com muito sucesso e realizações e com a certeza que muitas conquistas ainda serão alcançadas.