BIOMOL-DV

Publicado 10/1/2020, 4:17:47 PM, última modificação 1/11/2023, 4:01:54 PM
Representantes do Rotary Club de Dois Vizinhos Integração visitam estrutura no Laboratório de Biologia Molecular (BioMol)

Fotos: ASCOM

Desde o início do projeto de adequações do Laboratório de Biologia Molecular para a realização de análises moleculares para detecção do Coronavírus Sars-Cov-2 a UTFPR tem contado com a colaboração valorosa de várias entidades, dentre elas o Rotary.

O Rotary Club Internacional fez a doação de R$ 150.000 que foram utilizados para a aquisição de equipamentos como o termociclador para PCR em tempo real, a cabine de segurança biológica e uma autoclave, todos equipamentos imprescindíveis para a realização dos exames. Além disso, o Rotary Club de Dois Vizinhos Integração fez a doação de um freezer vertical de uso exclusivo para os reagentes que serão utilizados para a detecção do Coronavírus, além de 10 pijamas cirúrgico para uso da equipe que atuará no laboratório.

Na tarde desta quarta-feira, 30, os senhores Flávio Capellari, Lindomar Rigon e Jocemar Borges, representantes do Rotary Club de Dois Vizinhos Integração, estiveram no Câmpus Dois Vizinhos e puderam ver os equipamentos já entregues e conferir a estrutura do novo laboratório que está em fase de reforma.

A prof. Nédia Ghisi, responsável pelo laboratório, e o Diretor-Geral, prof. Everton Lozano, acompanharam toda a visita e aproveitaram a oportunidade para falar sobre o funcionamento de alguns equipamentos e a sua importância para as análises que serão feitas, bem como mostrar como ficará a estrutura do laboratório após o término da reforma.

Ao final da visita a prof. Nédia reforçou que os benefícios desse laboratório serão permanentes, pois o laboratório terá a capacidade de fazer várias outras análises de doenças virais como dengue, meningites, ISTs e de doenças hereditárias, tanto e humanos quanto em animais.

O prof. Everton agradeceu a visita e destacou que essas parcerias entre as entidades e a UTFPR só fortalecem o desenvolvimento do município e os benefícios podem ser usufruídos por toda a população.