Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 10 ANOS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 10 ANOS

Publicado 8/31/2021, 10:41:06 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:22 PM
Curso de Ciências Biológicas da UTFPR Campus Dois Vizinhos completa 10 anos

Curso de Ciências Biológicas da UTFPR Campus Dois Vizinhos completa 10 anos

O curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura surgiu dentro do plano de atuação e expansão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos, e da necessidade de formação de profissionais licenciados, capazes de transmitir conhecimentos aos alunos de ensino fundamental e médio, bem como gerar conhecimentos e tecnologias na área de Ciências Biológicas, além de outras mais que estiverem no escopo de suas competências. Dentre as atribuições profissionais do biólogo estão incluídas a atuação no Ensino, Pesquisa e prestação de serviços à comunidade. No campo de ensino, o curso permite o desenvolvimento de habilidades para a formação de docentes capacitados para o ensino de Ciências (Ensino Fundamental), Biologia (Ensino Médio) e para o Ensino Superior. O curso atende a demanda da região pela formação de docentes de Ciências Biológicas.

O Curso de Ciências Biológicas da UTFPR-DV tem por objetivo fornecer as condições para que o graduado detenha as necessárias dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, tornando-o um profissional com condições de seguir estudos na pós-graduação. Além disso, visa a formação de profissionais com sólidos conhecimentos e que sejam capazes de atuar nos vários níveis e modalidades de ensino de acordo com as demandas de âmbito local e regional. Tal profissional tem como perfil a preocupação com o ensino/aprendizagem do aluno, o acolhimento e o trato da diversidade, o exercício de atividades de enriquecimento cultural, o aprimoramento em práticas investigativas, a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, o uso de tecnologias da informação e de comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, além o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.

O estudante do curso pode, durante e após o término do curso, complementar sua carga horária e atuar, além da carreira docente, como profissional Biólogo consultor (prestador de serviços técnicos à sociedade), e cadastrado no conselho regional (afiliado ao Conselho Federal - CFBIO), em três grandes áreas de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, e suas diversas subáreas.

Atualmente, o curso possui professores doutores em diversas áreas, os quais atuam na graduação e pós-graduação, e coordenam projetos de ensino, pesquisa e extensão. O Curso disponibiliza ainda dois programas de Dupla Diplomação, um junto ao Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, e outro junto a UNaM (Universidad Nacional de Misiones - Argentina),  permitindo aos estudantes que participam do programa, obterem titulação em nível superior para atuação profissional nesses outros países.

Dez anos se passaram, e agora como novas metas temos a implantação de áreas na Fazenda: uma casa de vegetação (produção de mudas), um hidrofitotério (coleção de plantas aquáticas) e um Jardim Didático que além da importância para os estudantes do Campus, será um local de beleza paisagística e conhecimento para a população do município de Dois Vizinhos e região.

Além disso, estamos em busca de concretizar o processo de verticalização do curso junto ao Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) do Campus Curitiba, que se encontra em andamento, e a reformular a grade curricular do curso de acordo com a nova legislação. Salienta-se ainda o interesse do curso em estabelecer parcerias público-privadas para viabilizar a participação mais direta da comunidade em projetos e eventos.

A primeira aula do curso de Ciências Biológicas ocorreu no dia 06/08/2011, e a Aula Magna no dia 02/09/2011. Sendo assim, para comemorar os 10 anos do curso, bem como o Dia do Biólogo, estamos promovendo o Webinar 10 anos de Ciências Biológicas, UTFPR-DV, com a palestra: Pandemia do SARS-COV-2: transformando conhecimento em produtos biotecnológicos, proferida pelo Doutor em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ), Fabrício Klerynton Marchini, no dia 03/09/2021 a partir das 19h no canal do YouTube da UTFPR Campus Dois Vizinhos.