CONVÊNIO

Publicado 8/29/2020, 10:27:23 AM, última modificação 1/11/2023, 4:01:53 PM
UTFPR Câmpus Dois Vizinhos e Prefeitura de Dois Vizinhos desenvolvem projeto em parceria para a identificação e monitoramento de criadouros do mosquito da dengue

Imagem: Freepik

Em março desse ano a UTFPR e a Prefeitura de Dois Vizinhos assinaram convênio para o desenvolvimento do trabalho de identificação e monitoramento de criadouros do mosquito da dengue. No convênio firmado a prefeitura fica responsável pela aquisição dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades e a UTFPR pela execução.

Os equipamentos adquiridos foram um RPA (aeronave remotamente pilotada, popularmente chamada de drone), com autonomia de voo de 30 minutos, alta resolução de imagens (coloridas) tanto em foto como em vídeo. Aquisição de um par de GPS(GNSS) RTK de alta precisão e um computador com alta capacidade de processamento para as imagens do drone e para geração dos diversos mapas que serão produzidos.

A equipe, coordenada pela professora Maria Madalena Santos, será composta por 4 bolsistas alunos do curso de Engenharia Florestal e fará o mapeamento de possíveis criadouros do mosquito da dengue utilizando o drone e tendo como base o “mapa digital” do município, que foi desenvolvido em outro projeto em parceria com a UTFPR, e as informações de infestação da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o desenvolvimento do projeto o drone fará dois voos, um para identificação e outro para acompanhamento e monitoramento dos locais com possíveis criadouros do mosquito.

As imagens coletadas pelo drone são coloridas e de alta resolução, o que permite identificar objetos com acúmulo de lixo, água parada, calhas, piscinas e qualquer outro ambiente propício ao desenvolvimento da larva do mosquito e em locais onde as agentes de endemias não têm acesso.

Após a coleta das imagens e constatado algum possível foco, a informação será repassada para o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que fará a verificação e possível notificação. Os alunos farão relatório anexando as fotos dos locais para acompanhamento posterior e a verificação se o proprietário do imóvel tomou as providências de limpeza do local.

Ao final do projeto os equipamentos serão doados para a UTFPR e ficarão disponíveis para o desenvolvimento para trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos, bem como no desenvolvimento de outros projetos em parceria com a prefeitura.

Outro projeto que está em andamento é o mapeamento da COVID-19 no município. Serão elaborados mapas a partir de informações da Secretaria de Saúde sobre a distribuição dos infectados em função dos bairros, com uma análise temporal da contaminação do município.

A parceria entre a UTFPR e a Prefeitura de Dois Vizinhos conta com diversos outros projetos em andamento, além dos projetos acima citados, a UTFPR em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vão fazer o mapeamento das áreas verdes que farão parte do Parque Disjunto do Município de Dois Vizinhos. Fazem parte deste parque o Jirau, Parque de Exposições, Lago Dourado e demais áreas distribuídas no município. O professor Fernando Bechara coordena a elaboração do plano de manejo, os alunos já finalizaram os levantamentos de campo e agora estão elaborando os mapas que serão encaminhados ao Departamento de Meio Ambiente, comandado pelo ex-aluno do curso de Engenharia Florestal da UTFPR, Ciro Duarte, que fará o encaminhamento do projeto. Esse projeto do parque disjunto é inédito, além de propiciar um aumento na arrecadação do ICMS ecológico por parte do município, com essa modalidade de parque Dois Vizinhos se tornará uma referência nacional.

Outro projeto, este em parceria com o Departamento de Gestão Urbana da Secretaria de Planejamento, é finalizar o mapeamento da cidade, incluindo novos loteamentos e chácaras que estão inseridas no perímetro urbano e o mapeamento da área de expansão urbana que faz parte do novo plano diretor do município em fase de aprovação e audiência pública.

A UTFPR já participou de outros projetos como a elaboração de base cartográfica atualizada do município a partir de imagem de satélites, que contou com bolsa de estágio para 11 acadêmicos do curso de Eng. Florestal ao longo de 3 anos. Durante o desenvolvimento desse projeto 8 alunos defenderam seus relatórios de estágio obrigatório. Além da elaboração da base cartográfica dos cemitérios municipais norte e sul, onde foram cadastrados todos os túmulos e capelas, identificados em um banco de dados e georreferenciados em uma imagem obtida com drone.

A UTFPR reitera a importância na parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos a partir da realização de trabalhos com grande benefício para os munícipes e para o desenvolvimento do município do qual temos muito orgulho de fazermos parte.