COVID-19

Publicado 3/22/2022, 6:04:47 PM, última modificação 1/11/2023, 3:55:42 PM
UTFPR Campus Dois Vizinhos realiza testes rápidos para detecção da COVID-19 na comunidade universitária

A ação faz parte do projeto de ensino intitulado “Abordagem educativa da COVID-19 por meio de testes rápidos: conscientização da sua importância como medida sanitária à propagação do vírus”

Desde o início da pandemia da COVID-19 em 2020, a UTFPR tem atuado de diversas formas no enfrentamento e combate à pandemia, com trabalhos de informação e conscientização a toda a comunidade, bem como a implantação da realização de análises de detecção da COVID-19.

Além disso, vários projetos de pesquisa, extensão e ensino sobre o tema tem sido realizados pela UTFPR, dentre eles o projeto intitulado “Abordagem educativa da COVID-19 por meio de testes rápidos: conscientização da sua importância como medida sanitária à propagação do vírus”, que tem como objetivo promover ações para ampliar a compreensão, por parte da comunidade acadêmica sobre os mecanismos de funcionamento e detecção da COVID-19 por meio de teste rápido e a importância do diagnóstico como medida preventiva à disseminação do SARS-CoV-2.

O projeto realiza atividades, numa parceria do Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular (BioMol), DIRGE e COPLANSA, nas dependências da UTPFR-DV com infraestrutura para coleta de material biológico para realização de testes rápidos aos interessados, bem como para apreensão de conhecimentos teórico-práticos sobre temas como saúde e higiene, saúde pública, epidemiologia, biologia molecular, imunologia e afins. Também, tem um foco reforçado para a conscientização sobre a importância do diagnóstico e das demais medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus SARS-CoV-2 na universidade e fora dela.

No dia 22 de março, foram realizados 70 testes rápidos, onde os participantes obtiveram o resultado poucos minutos após a realização. Dos 70 testes realizados, 68 foram negativos e 2 positivos. Nos casos em que diagnóstico positivo foi detectado, o participante foi encaminhado ao serviço de saúde municipal para a realização dos cuidados primários adequados e isolamento.

O projeto foi coordenado pelas professoras do Lab BioMol (Betty Cristiane Kuhn, Deborah Catharine De Assis Leite, Flavia Regina Oliveira De Barros, Juliana Morini Küpper Cardoso Perseguini, Naiana Cristine Gabiatti, Nédia de Castilhos Ghisi e Simone Neumann Wendt) e conta com a participação 17 estudantes, sendo 12 de graduação, 4 de mestrado e 1 de doutorado.

Este projeto caracteriza-se como uma grande ação de conscientização na qual a comunidade acadêmica pode verificar na prática como são realizados os testes rápidos, tomar conhecimento sobre os diagnósticos e ter orientação reforçada quanto as medias preventivas contra a COVID-19.

A UTFPR Campus Dois Vizinhos reforça a importância de que ainda é necessário manter todas as medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus SARS-CoV-2.