Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
DESENVOLVIMENTO RURAL

DESENVOLVIMENTO RURAL

Publicado 8/27/2021, 11:29:19 AM, última modificação 1/11/2023, 3:56:22 PM
UTFPR-DV sedia a reunião do Conselho Consultivo da Mesorregião Sudoeste, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR)

UTFPR-DV sedia a reunião do Conselho Consultivo da Mesorregião Sudoeste, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) (Foto: ASCOM-DV)

Na manhã de ontem (26) a UTFPR-DV sediou a reunião do Conselho Consultivo da Mesorregião (CCM) Sudoeste, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), representada pelo diretor-geral, prof. Everton Lozano, que é representante das Instituições de Ensino Superior do Sudoeste e Coordenador do CCM do Sudoeste junto ao Conselho Consultivo Estadual.

A reunião discutiu a proposta de Agenda de Desafios e Oportunidades do IDR para 2022, ou seja, quais os planos de atuação do IDR e consequentemente de investimentos pelo governo do estado no Agro.

As linhas/eixos estratégicas de propostas de ação do IDR discutidas foram: 1-Agroecologia; 2-Agroindústria; 3-Crédito Rural; 4-Cultivos Florestais; 5-Energias Renováveis, 6-Fruticultura; 7-Grãos sustentáveis: feijão e cereais de inverno; 8-Grãos sustentáveis: soja e milho; 9-Pecuária de Corte e sistemas de Integração; 10-Pecuária de Leite; 11-Organização Rural e Mercados; 12-Promoção Social e Cidadania; 13-Recursos naturais e sustentabilidade e 14-Turismo Rural e 15-Logística, produtos e serviços.

Em virtude da pandemia, a reunião ocorreu de forma virtual, contando com a participação presencial, além do professor Everton Lozano, dos chefes das regionais de Dois Vizinhos (Arnildo Sgardela), Francisco Beltrão (Carlos Alberto Wust da Silva), de Pato Branco (Rosane Dalpiva Bragatto) e da coordenadora do polo de pesquisa de Pato Branco (Norma Kyota), respeitando todas recomendações de segurança sanitária.

No dia 14/09 haverá nova reunião do Conselho Mesorregional, com todos os 11 conselheiros participando presencialmente na UTFPR-DV.