Engenharia de Software
O curso de Engenharia de Software da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) foi reconhecido com conceito 5 em uma escala de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). A avaliação foi feita por avaliadores do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (MEC), que estiveram na instituição entre os dias 05 e 07 de junho para efetuar o reconhecimento do curso.
Segundo o Diretor-Geral, prof. Everton Ricardi Lozano da Silva, "Este resultado se deve ao trabalho de várias mãos, desde a criação e início da implantação do curso até o processo de reconhecimento. Foram/são diferentes atores trabalhando constantemente para que tudo possa funcionar da melhor maneira possível, visando sempre a qualidade da formação dos nossos alunos, alicerçada nos pilares do ensino, pesquisa e extensão".
Com esse processo, foi finalizado o ciclo de avaliação de reconhecimento dos cursos de graduação do câmpus, sendo todos muito bem avaliados (Conceito 4 ou 5). "Tais indicadores, dentre tantos outros, indicam que estamos no caminho certo e nos enchem de orgulho de ser UTFPR. Também nos indicam que precisamos trabalhar muito, sempre com o espírito de cooperação e equipe, para que possamos manter ou elevar tais indicadores, mas sobretudo para que nossos alunos tenham a melhor formação possível e a sociedade compreenda e valorize a importância da nossa instituição de Ensino", destaca o prof. Everton.
O coordenador do curso, Prof. Dr. Rafael Oliveira, relatou que o resultado coloca a UTFPR-DV no mapa acadêmico da computação. Com o conceito obtido, o curso passa a estar entre os cinco melhores cursos de Engenharia de Software do país, sendo o primeiro curso nível cinco do estado do Paraná. "O resultado coloca o curso de Engenharia de Software da UTFPR-DV no mesmo patamar de universidades pioneiras que ofertam o mesmo curso: UnB (Universidade de Brasília), UFG (Universidade Federal de Goiás) e PUC-RS (PUC - Rio Grande do Sul)." comenta o coordenador.
Rafael destaca ainda que o resultado da avaliação in loco é de extrema importância para a visibilidade do curso e do município de Dois Vizinhos no cenário nacional. A avaliação in loco é o principal indicador sobre a qualidade do ensino do curso ofertado pela UTFPR-DV, uma vez que o MEC ainda não deu um enquadramento próprio para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) dos cursos de Engenharia de Software do país.
O Enade avalia conteúdos, habilidades e competências dos estudantes diantes do perfil do egresso desejado por meio de uma prova de formação geral e formação específica de caráter obrigatório para que os estudantes façam a colação de grau. O complemento de indicadores sobre a qualidade de ensino de uma instituição em um curso de graduação é obtido pela da avaliação in loco que é realizada por profissionais cadastrados no BASIS (Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A avaliação abrange três aspectos: (i) organização didático-pedagógica; (ii) corpo docente e tutorial; e (iii) infra-estrutura. “Nessa avaliação, obtivemos a nota máxima", ressaltou Rafael.
O resultado é reflexo de um trabalho contínuo dos munícipes, da instituição e da comunidade acadêmica que trouxe o curso para a UTFPR-DV em 2014 e vem trabalhando para implementações de melhorias contínuas e aperfeiçoamentos no processo ensino-aprendizagem e na infra-estrutura ofertada para os alunos. O curso de Engenharia de Software possui atualmente cerca de 300 alunos oriundos de diversas regiões do país. Boa parte desses alunos vêm se posicionando no mercado de trabalho e no setor produtivo de TI (Tecnologia da Informação) na região de Dois Vizinhos.
A UTFPR espera que o resultado traga diversos efeitos sócio-regionais que beneficiem, principalmente, o ecossistema de empresas de TI e software houses da região sudoeste do Paraná. Rafael cita "O conceito cinco aliado à qualidade de vida que o estudante encontra em Dois Vizinhos devem atrair mais recursos humanos vocacionados para o curso, possibilitando que empresas da região absorvam tais recursos ainda durante sua formação. Adicionalmente, as atividades de pesquisa, ensino e extensão coordenadas pelos docentes do curso deverão ter um salto de qualidade nos próximos semestres."
Apesar de ter obtido o conceito máximo, o curso de Engenharia de Software deverá passar por mudanças nos próximos semestres. O coordenador destaca que diversas melhorias estão sendo planejadas pelos órgãos competentes do curso: Reformulação da grade curricular, efetivação de programas de dupla-diplomação com universidades estrangeiras e criação de uma fábrica de software como mecanismo de aproximação do ensino com o mercado de trabalho, são algumas das melhorias previstas. Por fim, o coordenador destaca que cursos de especialização e de mestrado estão entre as metas do grupo no que se refere à Pós-graduação.
O curso de Engenharia de Software do câmpus Dois Vizinhos tem duração de 8 semestres (4 anos), é oferecido no período noturno, com com 44 vagas semestrais ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).