Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Especialização EaD

Especialização EaD

Publicado 10/13/2020, 10:45:10 AM, última modificação 1/11/2023, 4:01:54 PM
Segunda turma do curso de Especialização em Ciência de Dados iniciou suas atividades letivas

(Imagem: Freepik)

No dia 26 de setembro de 2020 iniciaram-se as atividades letivas da segunda turma do curso de Especialização em Ciência de Dados, oferecida na modalidade 100% EaD pela UTFPR Câmpus Dois Vizinhos. Destaca-se que este é o primeiro curso na área na modalidade 100% EaD oferecido por uma universidade federal do Brasil. O curso está vinculado à COENS e conta com a participação de docentes de 5 Campi da UTFPR: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cornélio Procópio e Apucarana. 

Ciência de Dados é uma área multidisciplinar que usa métodos científicos, processos, algoritmos e sistemas para extrair novos conhecimentos e ideias a partir de dados convencionais e não convencionais com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão estratégica. Devido à essa natureza, o cientista de dados é um profissional cada vez mais procurado pelas organizações. As habilidades de um cientista de dados incluem: compreender, processar, visualizar e comunicar as relações, associações e padrões existentes nos dados visando extrair valor/conhecimento. Maiores informações sobre a importância da Ciência de Dados foi também discutida ao longo do Workshop em Ciência de Dados, uma ação do curso de especialização para difundir a área. O Workshop foi online e está disponível no canal do curso neste LINK.  

O curso de Especialização abriu turma com 54 alunos matriculados de todas as regiões do Brasil, por exemplo, nos estados do PR, SC, RS, SP, DF, SE, BA, RN, PA, RO, GO e MS. Alunos dos mais variados perfis, buscando, por exemplo, se especializar em novos métodos de análise e compreensão dos dados ou ainda, migrando para a área de Ciência de Dados.   

Na WebConferência de abertura do curso, apresentada virtualmente pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Anderson C. Carniel no dia 26 de outubro de 2020, muitos dos alunos estavam presentes e conferiram como será o andamento da Especialização e puderam notar a importância do avanço da área de Ciência de Dados na sociedade atual. Perguntados pelo coordenador do curso, os alunos indicaram suas expectativas ao realizar o curso, sendo a expectativa mais comum: Conhecimento

As imagens abaixo mostram como foi o primeiro encontro dos alunos com o curso: