Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Estudantes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia desenvolvem protótipo de sistema automático para controle de pH

Estudantes do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia desenvolvem protótipo de sistema automático para controle de pH

Publicado 7/4/2025, 1:57:59 PM, última modificação 7/4/2025, 2:07:42 PM
Protótipo desenvolvido será submetido para registro de patente

O estudante Igor Gabriel Gonçalves da Silva (a direita) e o professor Pedro Suzaki (a esquerda) junto do protótipo desenvolvido.

Os estudantes da disciplina de Instrumentação e Controle em Bioprocessos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, do campus Dois Vizinhos , desenvolveram um protótipo de sistema para controle automático de pH utilizando arduíno e materiais de baixo custo.

O projeto foi desenvolvido no decorrer da disciplina e a apresentação final do protótipo ocorreu em 03 de julho. O professor da disciplina, Pedro Suzaki enfatiza que o objetivo principal da atividade é aplicar na prática os conceitos teóricos desenvolvidos no curso. “Está é a primeira vez que algo do tipo é construído dentro da disciplina. O resultado ficou melhor que o esperado e tentaremos o registro de patente”, complementa o professor.

O controle de pH é fundamental para biorreatores e tem aplicação na indústria alimentícia, sendo uma variável que deve ser sempre controlada. O projeto desenvolvido pelos estudantes foi pensado para indústrias de pequeno e médio porte que hoje em dia fazem manualmente a correção de pH. Já há no mercado brasileiro controladores automáticos, porém de alto custo, com valores ultrapassando os 10 mil reais. O grande diferencial do protótipo desenvolvido pelos estudantes é a presença de atuadores embutidos e a alta customização oferecida, possibilitando a inserção de módulos para outros tipos de monitoramento.

Protótipo de controlador automático de pH desenvolvido pelos estudantes.

O aluno da disciplina e um dos desenvolvedores do protótipo, Igor Gabriel Gonçalves da Silva, comenta que a atividade foi desafiadora, principalmente devido às diversas dificuldades que encontraram para as quais não existiam respostas prontas. “A atividade foi a melhor forma de colocar à prova os conhecimentos construídos durante a graduação. Aplicamos conhecimentos que aprendemos em Fenômenos de Transporte e o uso de chicanas que foi estudado na matéria de Operações Unitárias, além de diversos conceitos de Física 3, como distribuição de carga, corrente elétrica e resistores.” detalha o estudante.

Igor ainda comenta que a atividade os colocou no papel de um engenheiro, buscando resolver problemas das mais diversas formas, sejam eles elétricos, mecânicos, lógicos, químicos ou ainda de gestão de pessoas.

A UTFPR campus Dois Vizinhos parabeniza professor e estudantes pela iniciativa e projeto desenvolvido!

Reportar erro