Etnobiologia
A aula prática realizada no dia 21 de abril na disciplina de Etnobiologia, proporcionou aos alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Dois Vizinhos , uma tarde de vivência em uma comunidade tradicional faxinalense, no município de Pinhão-PR. A disciplina faz parte da matriz curricular do curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV e também é ofertada a acadêmicos dos cursos de Agronomia e Biologia. A docente Patricia Fernandes, responsável pela disciplina, é Mestre em Desenvolvimento Rural e Doutora em Produção Vegetal com ênfase em Agroecologia.
A Etnobiologia é uma ciência que, embora tenha anos de pesquisa, recentemente vem sendo inserida nas matrizes curriculares de cursos ligados ao estudo do uso e manejo dos recursos naturais. Segundo estudiosos da área, a Etnobiologia busca observar, compreender e registrar as relações entre as pessoas e o ambiente onde elas vivem. Deste modo, o foco principal da ciência é a compreender as relações entre ambiente natural e pessoas que vivem neste ambiente. Estas pessoas, por sua vez, podem ou não pertencer aos chamados povos tradicionais.
O Paraná possui em seu território cerca de nove povos reconhecidos como tradicionais. Entre estes incluem-se aqueles definidos como faxinalenses, pequenos extrativistas localizados em região de mata de araucária, caracterizados pela coleta de pinhão e erva-mate, pela criação extensiva de animais no sub-bosque da floresta de araucária e pelo uso coletivo da terra para criação destes animais.
Foi a relação dos faxinalenses com os recursos da floresta nativa que propiciou a oportunidade de uma aula prática na disciplina de Etnobiologia. A atividade prática teve como objetivo proporcionar aos alunos a compreensão de como aquela população tradicional se relaciona com a floresta, como compreende os recursos naturais através de sua vivência no meio natural e como o conhecimento técnico pode auxiliar em situações problemáticas daquela realidade. Além disso, os alunos puderam exercitar técnicas utilizadas para a realização de estudos etnobiológicos.