Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Evento Científico

Evento Científico

Publicado 3/26/2019, 10:20:54 PM, última modificação 1/11/2023, 4:01:32 PM
IV Encontro da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (IV ERSAU) e I Fórum Paranaense de Arborização Urbana ocorrem em Dois Vizinhos – PR

Entre os dias 24 e 27 de abril de 2019 acontecerá em Dois Vizinhos - PR a quarta edição do Encontro da Regional Sul (IV ERSAU) da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Simultaneamente ocorrerá o I Fórum Paranaense de Arborização Urbana, sendo ambos eventos promovidos em parceria pela Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) e Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (AEFOS-PR). As edições anteriores do ERSAU ocorreram nas cidades de Nova Prata-RS (I ERSAU - 2015), Ijuí-RS (II ERSAU - 2016) e Curitibanos-SC (III ERSAU - 2017).

 O evento iniciará no dia 24 com a realização de dois minicursos teórico-práticos: “Poda de árvores urbanas” a ser ministrado pelo Biólogo e Representante da Regional Sr. João Augusto Bagatini e “Trabalho em altura para o manejo de árvores urbanas” a ser ministrado pelo Engenheiro Florestal e de Segurança do trabalho, e presidente do Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sidney Brasil.

A temática central do evento será a discussão dos Planos Municipais de arborização urbana como ferramenta de planejamento e contará com palestrantes de abrangência da regional e renome nacional e internacional.

Além de palestras, ocorrerão painéis, exposição de produtos e serviços ligados a arborização urbana, exposição da coleção de tocos didáticos sob a curadoria do Biólogo e Representante da Regional Sr. João Augusto Bagatini e viagens técnicas ao Horto de Mudas para Arborização Urbana da Usina (UHE) de Salto Caxias localizado em Capitão Leônidas Marques – PR e o Jardim Botânico da UHE de Faxinal do Céu em Foz do Jordão – PR ambos da Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

 O evento conta ainda com a publicação de trabalhos técnicos científicos nas seguintes linhas temáticas ligadas a arborização urbana:

             1 - Gestão e Manejo de Árvores Urbanas;

            2 - Fitossanidade de Árvores Urbanas;

            3 - Produção de Mudas / Adubação / Solos Urbanos / Implantação

            4 - Tecnologias e Geotecnologias Aplicadas à Arborização Urbana;

            5 - Restauração de áreas degradadas urbanas;

            6 - Educação Ambiental em arborização urbana;

            7 - Paisagismo urbano e áreas verdes;

            8 - Outros Temas relacionados.

 O prazo de Submissão dos Trabalhos Técnicos Científicos foi prorrogado até o dia 29 de março. Durante o evento, os melhores trabalhos técnico-científicos de cada linha temática receberão premiação a fim de incentivar e valorizar o desenvolvimento e a popularização de conhecimentos técnico-científicos na área de arborização urbana.

Para maiores informações sobre as inscrições, normas e programação do evento acesse: www.facebook.com/regionalsulsbau

Reportar erro