Extensão

Publicado 5/8/2020, 11:56:14 AM, última modificação 10/20/2022, 1:41:32 PM
Curso online de Extensão em Produção de grãos orgânicos é realizado em parceria com a UTFPR-DV

Curso online de Extensão em Produção de grãos orgânicos é realizado em parceria com a UTFPR-DV (Imagem: Feepik)

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos possui, desde 2018, área de pesquisa, ensino e extensão em produção orgânica de grãos. No intuito de interação da universidade com o meio produtivo conta com Parceria da empresa Gebana Brasil (Cataratas do Iguaçu produtos orgânicos). Dentro desse convênio várias atividades vêm sendo desenvolvidas e projetos construídos. No decorrer desses dois anos uma série de atividades envolvendo a parceria foram sendo realizadas envolvendo dias de campos na área experimental da UTFPR, bem como atividades de formação de técnicos, agricultores e estudantes.
Recentemente foi aprovado recurso em entidade internacional envolvendo a construção de uma rede de interação com a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste- Câmpus Marechal Candido Rondon) e a Universidade do Norte do Paraná (UENP), além das unidades Gebana Brasil e Gebana Togo.
Dentro das atividades propostas estão cursos de extensão para produtores, técnicos e estudantes visando a qualificação na área orgânica denominado “Curso de Extensão em Produção de grãos orgânicos”. Em março de 2020 foi desenvolvido, de forma presencial, o módulo I com foco em Certificação Orgânica. Devido às orientações dos órgãos públicos de saúde em combate á Pandemia do Covid-19 o módulo II do curso de capacitação com foco na Fertilidade do Solo, foi realizado de forma on-line, nos dias 05 e 07 de maio. O curso teve 250 pessoas inscritas devido a limitação da plataforma online em uso, entre professores, técnicos, estudantes e profissionais da área de manejo orgânico de toda a região Sul do país, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraguai.
Além do módulo II já está previsto o módulo III para ser realizado nos dias 19, 21 e 22 de Maio com temas voltados à plantas de cobertura, rotação de culturas e manejo de plantas daninhas, bem como compartilhamento de experiências no manejo de plantas daninhas.

Confira AQUI o cronograma do curso.