Fitopatologia

Publicado 3/16/2018, 10:16:22 AM, última modificação 3/16/2018, 10:20:21 AM
O grupo de Estudos em Fitopatologia e Sanidade de Sementes, do Câmpus Dois Vizinhos, compartilha a descoberta de uma nova doença em uma espécie florestal.

Ocorrência de Bipolaris Secalis em Heliocarpus americanus A) Conídios e conidióforos de B. secalis em sementes de H. americanus. B) Esporos de B. secalis (μm) vistos com microscópio óptico com ampliação de 40x. C) Sintomas da doença (manchas necróticas) em mudas de H. americanus.

O grupo de Estudos em Fitopatologia e Sanidade de Sementes, do câmpus Dois Vizinhos, compartilha a descoberta de uma nova doença em uma espécie florestal. Trata-se do primeiro relato de Bipolaris secalis, um fungo fitopatogênico que causa manchas foliares e reduz em até 80% a germinação das sementes da espécie nativa Jangada-brava. O patógeno foi detectado no laboratório de Fitopatologia coordenado pela professora Dra. Maristela Rey do curso de Agronomia, em conjunto com o professor Dr. Cleverson Busso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC). O estudo foi realizado durante o Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Caliandra Bernardi do curso de Engenharia Florestal que hoje é Mestranda do PPGBIOTEC da mesma Universidade. A espécie florestal tem importância por ser utilizada na recuperação de áreas degradadas, devido ao seu ótimo crescimento. Para a detecção da nova doença foram realizados testes morfológicos e moleculares do fungo. No mesmo estudo, foram detectadas em torno de 70 novas doenças em várias espécies florestais nativas. O trabalho foi publicado na Revista Plant Disease, uma das mais importantes da área de Fitopatologia.

Reportar erro