INCLUSÃO

Publicado 4/6/2022, 5:56:56 PM, última modificação 1/11/2023, 3:55:44 PM
UTFPR-DV realiza aula a respeito da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais

Na noite de ontem, 05 de abril, a aula da disciplina de Intervenção Pedagógica e Necessidades Educativas Especiais, ministrada pela professora Dra. Rosangela Maria Boeno contou a participação de algumas pessoas com necessidades especiais, dentre elas Igor Mosele, com deficiência visual acompanhado de sua mãe professora Terenice, o professor surdo Renan de Bastos Andrade e o intérprete e tradutor de Libras Thiago Britez.

Os depoimentos dessas pessoas com necessidades especiais e a interação com os alunos do curso de Ciências Biológicas, trouxeram importantes contribuições a respeito da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

De acordo com a professora Rosangela ‘esta disciplina é fundamental para os alunos deste curso, futuros docentes, que após formados estarão atuando com alunos inclusos e precisam durante a graduação fazer essa interação entre a teoria e a prática. Com essa dinâmica, os alunos conseguiram perceber a importância da inclusão e as possibilidades de inserção das pessoas com necessidades especiais nos diversos espaços’.

Para abrilhantar ainda mais a aula, Igor Mosele, que é acadêmico do curso de Música no Centro Universitário Internacional (UNINTER), fez uma apresentação cultural com a sua gaita, demonstrando que a deficiência não o impede de realizar suas conquistas.