INOVAÇÃO
Com foco no desenvolvimento tecnológico de produtos para o setor agrário brasileiro, a UTFPR em parceria com a Empresa Gebana Brasil Produtos Orgânicos entregaram quatro rolos facas destinados para agricultores orgânicos, os quais foram fabricados pela empresa Imoser Indústria Mecânica, de Dois Vizinhos . Esse implemento, nomeado como SPDO 2025, será utilizado pelos agricultores no manejo das plantas de cobertura de inverno já nessa safra para a introdução das plantas comercias da safra 2020/21 e permitirá possíveis aperfeiçoamentos futuros.
O uso desse implemento nas áreas de manejo orgânico é de fundamental importância, pois auxilia no manejo da palhada na ausência de herbicidas, favorecendo o desenvolvimento inicial das culturas comerciai e diminuindo o estiolamento, efeito este que também acontece nos sistemas onde as plantas de cobertura são dessecadas e logo após realizada a semeadura. Também há uma redução na utilização de herbicidas para o controle das plantas daninhas, visto que a palhada atuará com um efeito supressor. O protótipo também permite a realização simultânea de rolagem e semeadura, propiciando redução no uso de combustível com foco na sustentabilidade da produção agrícola.
O desenvolvimento desse equipamento está a cargo da equipe do professor Paulo Cesar Conceição, professor de Manejo do Solo da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos em conjunto com seus orientados de doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAG-PB), Cidimar Cassol e Maicon Reginatto, que são bolsistas do Doutorado Acadêmico em Inovação (DAI) da UTFPR no projeto de desenvolvimento de máquinas para o manejo de plantas de cobertura conforme Acordos de Cooperação Técnica (ACT) 01 e 02/2020.
A parceria com a empresa Gebana em projeto aprovado junto ao CNPq tem como contrapartida o suporte financeiro para a montagem e colocação de protótipos à campo para a avaliação dos agricultores vinculados à empresa no manejo das plantas de cobertura. Para isso a empresa realizou a aquisição desses equipamentos e disponibilizará aos seus agricultores.
No ato de carregamento junto à empresa DuoVizinhense Imoser esteve presente o o Eng. Agrônomo Aljian Alban que presta assistência aos produtores da Gebana Brasil e o doutorando da UTFPR, Maicon Reginatto.
Os contatos para conhecimento do produto podem ser feitos através da Empresa Gebana Brasil e com os membros da equipe encarregada pelo desenvolvimento junto a UTFPR.