Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
INTERNACIONALIZAÇÃO

INTERNACIONALIZAÇÃO

Publicado 6/14/2023, 1:43:09 PM, última modificação 6/14/2023, 1:47:04 PM
Professores do Campus Dois Vizinhos participam do I Workshop Internacional Agrobioalimentar em Portugal

Professores da UTFPR participam de Workshop Internacional em Portugal

Nos dias 17 a 19 de abril, os professores Paulo Cesar Conceição e Frederico Marcio Correa Vieira, do curso de Agronomia da UTFPR Campus Dois Vizinhos participaram do I Workshop Internacional Agrobioalimentar, na cidade de Bragança, em Portugal, organizado em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Politécnico de Bragança - IPB, com apoio e suporte da Fundação Araucária e UTFPR.

Os pesquisadores participantes foram contemplados com a seleção de seus projetos de pesquisa no Convite PROPPG/PROREC 06/2020 e aprovação pela Fundação Araucária, no âmbito da rede agrobioalimentar, juntamente com outros 8 pesquisadores da UTFPR, totalizando 10 projetos de pesquisa que foram apresentados na ocasião.

Do UTFPR Campus Dois Vizinhos foram apresentados os projetos Protagonismo em Tecnologias de Produção de Alimentos Orgânicos, do prof. Paulo Cesar Conceição e ENVIROTECH - Biomonitoramento de Precisão do Impacto do Ambiente na Produção Animal, sob responsabilidade do prof. Frederico Marcio Correa Vieira.

Na ocasião estiveram presentes representando a reitoria o Reitor Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Claudia Regina Xavier e o Diretor de Pesquisa da PROPPG, Rodrigo Eduardo Catai.

O evento serviu como uma forma da Rede Luso Brasileira conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos, debater as parceiras em execução e prospectar novas parcerias, ao mesmo tempo que os pesquisadores visitaram as estruturas de pesquisa e inovação do IPB.

Dupla Diplomação

Os professores aproveitaram a visita, e na companhia da professora Fabiani das Dores Abati Miranda que se encontra também no IPB em processo de capacitação, reuniram-se com os alunos do Campus Dois Vizinhos que estão em processo de dupla diplomação da graduação.

O programa de Dupla Diplomação da UTFPR com o IPB iniciou-se oficialmente em 2014, completando quase uma década de existência. Atualmente estão cursando seus trabalhos de intercambio na instituição portuguesa diversos estudantes dos cursos da UTFPR-DV. Ao término do seu período de 1 ano (2 semestres) os estudantes recebem o diploma brasileiro e Português para a graduação e o título de mestrado na respectiva área de atuação na instituição parceira de Portugal.

Alguns desses estudantes participaram de um jantar de confraternização realizado com os docentes da UTFPR e ao mesmo tempo foram realizadas reuniões de orientações dos trabalhos acadêmicos em desenvolvimento em parcerias.

Atualmente estão abertos procedimento para apresentação e seleção de propostas de dissertação de mestrado em orientação conjunta no âmbito dos programas de dupla diplomação IPB-UTFPR para a nova edição que terá início em setembro de 2023 e em fevereiro de 2024.

A plataforma utilizada neste procedimento pode ser acessada CLICANDO AQUI. Nesta plataforma estão disponibilizadas todas as propostas de dissertação de mestrado submetidas pelos docentes do IPB, a serem realizadas pelos estudantes da UTFPR no IPB, em regime de coorientação (com um coorientador da UTFPR), e de acordo com o procedimento e calendário próprios. No total foram ofertadas 151 vagas sendo 19 para o Campus Dois Vizinhos

Os estudantes selecionados para o programa serão divididos para atividades nos dois semestres do ano letivo de 2023/2024 (início em setembro de 2023 e início em fevereiro de 2024).

O vídeo sobre a presença da equipe pode ser visualizado no Canal no YouTube do IPB ou CLICANDO AQUI