Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
MULHERES NA AGRO

MULHERES NA AGRO

Publicado 2/23/2022, 3:55:30 PM, última modificação 1/11/2023, 3:55:41 PM
Mulheres na Agro promove Tarde da Mulher na UTFPR Campus Dois Vizinhos

Mulheres na Agro promove Tarde da Mulher na UTFPR Campus Dois Vizinhos

No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido a um protesto que ocorreu em 8 de março de 1917 conhecido como "pão e paz", realizado por mais de 90 mil mulheres na Rússia, que lutavam por melhores condições de trabalho e contra a participação da nação na Primeira Guerra Mundial. A comemoração desta data serve para lembrar-se da necessidade da luta das mulheres pela igualdade de direitos e que muitas conquistas já foram alcançadas, embora ainda haja muitas a alcançar.

Nesse sentido, o projeto de extensão MULHERES NA AGRO DA UTFPR-DV que surgiu em 2020 tem como meta dar visibilidade à atuação da mulher no setor agropecuário; também aprimorar a qualidade de vida e motivar as mulheres a permanecerem neste setor, mostrando sua importância social, política, econômica, e instigando o empoderamento para enfrentar dificuldades, principalmente, culturais em termos de desigualdade de gênero, e quiçá semear ideias de planejamento, inovação e empreendedorismo nas propriedades rurais onde há atuação feminina.

Pensando nessa data especial, dia internacional da mulher, as membras do Projeto de Extensão Mulheres na Agro, da UTFPR Campus Dois Vizinhos, convidam as mulheres que atuam em qualquer área do setor agropecuário, assim como servidoras e as acadêmicas da Universidade para participarem da 'Tarde da Mulher' na UTFPR-DV, uma tarde de palestras de mulheres para mulheres, com um coffee break delicioso, descontração e brindes.  O evento ocorrerá no dia 08 de março de 2022, no auditório da UTFPR-DV, das 13:30 às 16:30.

A ideia da Tarde da Mulher, assim como a organização partiu do projeto Mulheres na Agro da UTFPR, mas esse evento só vai se concretizar devido aos vários apoios recebidos, primeiramente, das palestrantes que prontamente se voluntariam: Daniela Roca (Médica), Clair Odete Schneider (Psicológa), Luciana Paixão Gorestein (Psicológa) e Fernanda Cadore Alves (Gestora Financeira). Alguns grupos da comunidade interna da Universidade como GruCoPem  e Meninas e Mulheres nas Ciências, e vários outros parceiros externos como o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Cooperativa Agropecuária Familiar (COAFAR) e Sindicato Rural. Além disso, há os Patrocinadores: Cresol, Insuagro Insumos Agrícolas, LM materiais de Construção, Capim Limão-Armazém Natural, Pampeana Insumos Agrícolas, Unika Centro Odontológico e Agrícola Sudoeste.  E, ainda, várias outras empresas doaram brindes e lembranças; estas também serão mencionadas no evento.

Assim, a tarde da Mulher será, com certeza, uma tarde muito especial! Porém, como as vagas são limitadas por conta do espaço do auditório e da pandemia que ainda vivemos, pedimos gentilmente que só se inscreva quem realmente for participar.

Para se inscrever, busque um destes locais: Sindicato Rural ou dos Trabalhadores Rurais, COAFAR, IDR, UTFPR pelo telefone 3536-8900, ou, ainda, pelo Instagram do projeto @mulheres_nagro  e/ou diretamente pelo formulário.  As inscrições são até o dia 04 de março, preferencialmente, até meio dia. Haverá certificado de 3 horas. Ressaltamos que as participantes devem fazer o uso obrigatório de máscara e trazer a carteira de vacinação.