Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
MUSEU DA AGRICULTURA

MUSEU DA AGRICULTURA

Publicado 7/5/2021, 9:04:25 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:21 PM
UTFPR-DV recebe o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento

UTFPR-DV recebe o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento (Foto: ASCOM)

Na última quinta-feira, 1 de julho, a UTFPR Campus Dois Vizinhos recebeu o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Roberto Ortigara, para apresentar o projeto do Museu Regional da Agricultura.

Ortigara veio acompanhado por Salatiel Turra Chefe do Departamento de Economia Rural DERAL da SEAB, Otamir Cesar Martins - Diretor Presidente da ADAPAR, Eder Bublitz, Diretor Presidente na Centrais de Abastecimento do Paraná - Ceasa e Alexandre Bianchini chefe do núcleo regional da SEAB Dois Vizinhos. Também estava presentes o prefeito municipal de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, o presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Nilson Feversani, o ex-deputado estadual Luiz Fernandes Litro, o prefeito municipal, Carlos Turatto e o deputado estadual Wilmar Reichembach.

O diretor-geral do Campus, prof. Everton Lozano, fez uma breve apresentação do Campus e do projeto Campus/Fazenda Modelo, que pretende tornar o Campus Dois Vizinhos num modelo de referência nacional na área das ciências agrárias e biotecnologia e passou a apresentação do projeto do Museu Regional da Agricultura para o presidente da Associação Amigos do Museu Regional da Agricultura, prof. Sidemar Presoto Nunes, que apresentou todo o histórico que consolidou a construção do projeto do Museu Regional da Agricultura.

O projeto do Museu Regional da Agricultura tem ganhado bastante destaque e apoio, por se tratar de um projeto inédito, trazendo a relação entre história, ciência e tecnologia na agricultura, principalmente, no que se refere à mecanização e evolução agrícola, mas tudo isso interligado num projeto de museu vivo, ligando passado, presente e futuro, contando com a exposição sobre temas de pesquisa, que ainda não se encontram disponíveis no mercado. Além disso, museu vai contar com um acervo permanente e temporário/itinerante com núcleos museológicos temáticos a ele ligados em toda a região, como moinhos coloniais e propriedades de agricultores da região.

Durante a reunião o deputado estadual Wilmar Reichembach destacou a importância da universidade na região, “a gente sabe o quanto um campus de universidade transforma o município, temos visto muito isso aqui na região, e esse projeto só reforça o envolvimento que a universidade tem com a comunidade. Eu sou um parceiro da UTFPR-DV e podem contar com o meu apoio.”, disse Reichembach.

O secretário de agricultura, Norberto Ortigara, parabenizou pela iniciativa do projeto, “nós somos o país da agricultura, mas não apenas da agricultura tradicional, tem muita pesquisa e tecnologia hoje envolvendo a produção. E o projeto desse museu me agradou muito por trazer essa perspectiva dessa ligação do passado, presente e o que se projeta para o futuro. Podem ter certeza que terão o meu incentivo e a minha colaboração dentro do que for possível.”

O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, destacou “o município de Dois Vizinhos é parceiro da UTFPR, temos vários projetos de colaboração juntos, e vamos ter muitos mais no que depender de mim. Esse projeto do Museu da Agricultura vem de encontro com o desenvolvimento do turismo rural que está sendo trabalhado pelo Departamento de Turismo. Já fizemos várias visitas em propriedades, inclusive aqui no campus com secretários e prefeitos dos municípios da região, com certeza a presença do museu só vai fortalecer o turismo.”, destacou Carlinhos.

O diretor-geral do campus, prof. Everton Lozano, agradeceu a presença de todos “quando soubemos da vinda do secretário para a região, articulamos junto ao Deputado Reichembach a inclusão da UTFPR-DV na agenda, para que pudéssemos apresentar o projeto do Museu. Hoje temos aqui no campus diversas autoridades da área da agricultura e é um momento muito importante para nós. Apresentar nosso campus, que tem o foco em ciências agrárias e biotecnologia, agricultura 4.0, sustentabilidade e na área social. Queremos mostrar tudo isso para a comunidade externa, transformar o campus num ponto de turismo científico e tecnológico envolvendo todos os cursos e comunidade. O projeto do museu tem ganhado corpo nos últimos meses e estamos muito entusiasmados com os apoios e parcerias que temos recebido.”, ressaltou Everton Lozano.

A UTFPR-DV agradece a presença de todos que participaram da reunião de apresentação do Museu Regional da Agricultura.