Parceria
O Grupo de Pesquisa em Gerenciamento e Tratamento de Resíduos (GETRAT), representado pelos professores Carlos Alberto Casali, Marina Celant de Prá e Dionatan Cieslak, recebeu na última terça-feira (19/06), nas dependências da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, o Diretor Executivo, Célio Wessler Boneti, e o presidente do Conselho de Administração, Luis Carlos Peretti, da Agência de desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná. O encontro objetivou oficializar o convite para os membros do GETRAT e da UTFPR-DV contribuírem com a construção da “I Conferência Regional do Sudoeste”, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro, em Francisco Beltrão.
Esse evento debaterá mais profundamente com a sociedade o planejamento regional/territorial em andamento no Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI). O Plano tem por objetivo resgatar, formular e reformular ideias, projetos e ações que conduzam a efetivas transformações, segundo as perspectivas e anseios da Região Sudoeste, e será responsável pela identificação de um conjunto de iniciativas inovadoras que levarão a Região rumo a 2030. Dentro do PDRI existem 10 temas prioritários, os quais serão debatidos na conferência em formato de oficinas. Dentre esses, destaca-se o de Energias Renováveis e o de Resíduos Sólidos e Líquidos que terão como coordenadores membros do GETRAT.
A atuação do GETRAT na Região Sudoeste do PR está cada vez maior, destacando a busca da estruturação do Centro de Pesquisa em Resíduos Agropecuários do Sudoeste do PR (CEPRAS), que objetiva desenvolver pesquisa e extensão na área, sempre em consonância com as demandas regionais dos produtores rurais, empresariado e sociedade como um todo. É fundamental o debate sobre a problemática dos resíduos agropecuários na região sudoeste, bem como o seu potencial para gerar riquezas, desde energia até insumos agrícolas, diminuindo assim o impacto ambiental da atividade agropecuária. Esse convite é o reconhecimento do papel da UTFPR-DV também como propulsora do desenvolvimento Regional, por meio do estímulo ao desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão focados em resolver problemas locais e de forma articulada.