PARCERIA E COOPERAÇÃO TÉCNICA
Nesta segunda-feira (04), a equipe de Gestão da UTFPR Campus Dois Vizinhos visitou as instalações da empresa Alpha Fish, de propriedade do empresário Gilson Tedesco, em São Jorge D’Oeste. Trata-se de um empreendimento para desenvolvimento da piscicultura em água doce, nas águas dos lagos do Iguaçu, com produção de tilápia e cascudo.
A empresa já possui outorga para uso da água e o projeto encontra-se em fase de estruturação física e administrativa, já tendo iniciado as atividades de produção de tilápias, com alocação da primeira leva de alevinos, já na fase de engorda, nas águas do lago. O projeto engloba desde a produção dos alevinos, produção de ração, engorda dos peixes, atividades de frigorífico, para abate e preparação para venda. Além do peixe in natura, serão comercializados produtos enlatados e pratos prontos.
O objetivo da visita foi conhecer o empreendimento, os projetos e suas necessidades, para fins de estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica entre o Campus Dois Vizinhos e a Alpha Fish. Dentre as atividades, possíveis de desenvolvimento em parceria, estão a realização de pesquisas diversas na área de piscicultura, qualidade da água e produção de ração. Também, a oferta de estágios para estudantes do Campus, tanto da graduação quanto de mestrado e doutorado. Ainda, será estudada a possibilidade de abertura de especialização na área de Piscicultura, visando a formação de recursos humanos.
Como resultado da visita, nos próximos dias será celebrado um Protocolo de Intenções para, na sequência, ser desenvolvido um plano de trabalho e dar início às atividades da parceria entre a UTFPR e a Alpha Fish.