PATENTE

Publicado 9/28/2021, 2:10:10 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:24 PM
Professores da UTFPR-DV conquistam patente de invenção junto ao INPI

Carta de Patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI

No dia 14 de setembro de 2021, os professores Dr. Américo Wagner Júnior, Dr. Fernando Campanhã Bechara e Dr. Marcos Aurélio Mathias de Souza da UTFPR Campus Dois Vizinhos foram agraciados com a aprovação pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), de uma Patente de Invenção, que consiste em dispositivo manual para múltiplo enchimento de recipientes plásticos com substrato, útil para Viveiros de Produção de Mudas.

Figura: Vista isométrica explodida demonstrando os compartimentos e seus respectivos componentes.

Trata-se de dispositivo que visa otimização das operações de produção de mudas de árvores em viveiros e consiste em disponibilizar ao mercado um equipamento simples, manual (desprovido de motor), leve, resistente e de baixo custo de produção e transporte para o múltiplo e imediato preenchimento simultâneo de recipientes do tipo saco plástico com substrato empregados na produção de mudas de árvores frutíferas, ornamentais e florestais. Os professores inventores agradecem todo apoio dado pela servidora Silviane Aparecida Tibola e pela Agência de Inovação da UTFPR, fundamentais para o trâmite de todo processo.

A UTFPR Campus Dois Vizinhos parabeniza os professores, e todas as pessoas envolvidas, pelo trabalho e competência no desenvolvimento do projeto e conquista dessa importante patente.

Confira a Carta de Patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e o Projeto na íntegra AQUI.