POSSE

Publicado 7/5/2021, 8:45:13 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:21 PM
Prof. Everton Lozano é reconduzido ao cargo de Diretor-Geral do Campus Dois Vizinhos

Prof. Everton Lozano é reconduzido ao cargo de Diretor-Geral do Campus Dois Vizinhos (Foto: ASCOM)

Na última quarta-feira, 30/06, aconteceu um dos momentos mais importantes para o Campus: a posse/recondução do prof. Everton Lozano ao cargo de Diretor-Geral para a gestão 2021-2025.

A solenidade aconteceu de forma presencial, com um número limitado de pessoas, em virtude da pandemia, mas para que toda a comunidade pudesse acompanhar foi transmitida ao vivo pelo canal da UTFPR Campus Dois Vizinhos no YouTube com a interpretação em Libras feita pelo servidor Thiago Britez.

Participaram da solenidade o Reitor, prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, o Vice-Reitor, prof. Heron Oliveira dos Santos Lima, o Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, prof. Jean Marc Sthefane Lafay e o Pró-Reitor adjunto de Relações Empresariais e Comunitárias, José Marcos Marcassi Rodrigues, o Assessor Parlamentar Lessir Canan Bortoli, representando a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, o Secretário Geral de Governo do Município de Dois Vizinhos, Diego Borsatti, a Diretora de Graduação e Educação Profissional, profa. Marina Celant De Prá, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Michele Potrich, a Diretora de Administração e Planejamento, Celiana Thomé Padilha, o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, prof. Vicente de Paulo Macedo, o Coordenador da Estação Experimental, prof. Laércio Ricardo Sartor, A Chefe de Gabinete e Assessora de Cerimonial e Eventos, Sandra Jubelli Mezzomo, a Assessora Executiva, profa. Fabiani das Dores Abati Miranda, a Assessora de Avaliação Institucional, profa. Rosangela Maria Boeno, a Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, Ana Maria Leber Tavares, o Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação, André Leber Tavares, a Assessora de Comunicação, Cláudia Nardin e a Diretora Executiva do Diretório Central dos Estudantes - DCE UTFPR representando o Campus Dois Vizinhos e Diretora do Conselho de Entidades de Base - CEB, Rebeca Becker Miranda.

A solenidade teve início com a abertura formal feita pelo reitor e a execução do hino nacional brasileiro, em seguida foi feita a leitura da portaria de recondução do prof. Everton Lozano ao cargo de Diretor-Geral e a assinatura do termo de posse.

O professor Everton Lozano, é natural de Ubiratã-PR, possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Unioeste Campus Cascavel; especialização em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino – UNIPAN - Cascavel; Mestrado em Agronomia pela Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon e Doutorado em Agronomia pela UEL. Iniciou a docência em 2003, como docente do ensino fundamental e médio e, posteriormente, do ensino superior tendo atuado em Universidades particulares, na Unioeste Campus Cascavel e na UTFPR. Atuou no Colégio Marista de Cascavel, tendo sido Coordenador do Ensino Médio por dois anos e diretor do Colégio por mais dois. É servidor público da UTFPR desde janeiro de 2010, onde atuou / atua nos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Educação do Campo e Mestrado em Agroecossistemas. Desde 2010 atua na gestão do Campus Dois Vizinhos, tendo sido coordenador substituto dos cursos de Engenharia Florestal e de Ciências Biológicas, no período de 2010 a 2013; Assessor de Pesquisa, de 2011 a 2013; Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 2013 à 2015; Coordenador do PIBIB Biologia de 2012 à 2017; e, por fim, Diretor-Geral do Campus Dois Vizinhos, de 2017 à 2021. Ainda, desenvolveu e desenvolve diversas outras atividades na UTFPR, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão, tendo expressiva atuação na pesquisa. Realizou cerca de 130 orientações concluídas nestes 11 anos em que está na UTFPR, incluindo trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT); orientações de extensão; e orientações ou coorientações nos programas de mestrado em Agroesossistemas (PPGSIS), em Zootecnia (PPGZO) e Agronomia (PPGAG) do Câmpus Pato Branco. Tem cerca de 57 artigos completos publicados em periódicos, 2 livros e 1 capítulo de livro e cerca de 206 trabalhos publicados em eventos científicos.

Na sequência, o Reitor, prof. Schiefler e o Diretor-Geral, prof. Everton, realizarem o descerramento do quadro Entronização do Quadro do ex-dirigente, na Galeria de Ex-Diretores-Gerais deste Campus. A solenidade de descerramento do quadro de um dirigente é uma das mais importantes formas de reconhecimento da dignidade, capacidade administrativa e honra com que uma personalidade desempenhou seu importante papel na história da Instituição. O quadro fixado, reflete e relembra toda a memória de uma unidade gestora.

Em seguida foi feita a leitura da Carta de Agradecimento do Reitor endereçada ao diretor-geral, prof. Everton, referente à gestão 2017 a 2021.

Durante a solenidade também foram entregues as portarias e nomeação ou recondução aos cargos da equipe diretiva do Campus para a gestão 2021-2025.

No período da tarde a equipe diretiva teve a oportunidade de conversar com o reitor e a equipe da reitoria presente, apresentando as propostas de gestão e de melhorias tanto para o Campus quanto para toda a UTFPR.

A UTFPR-DV agradece a toda a comunidade que participou e prestigiou esse momento, em especial a toda a equipe da reitoria pela disponibilidade e atenção dedicada durante todo o dia.