Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Publicado 11/25/2022, 2:17:32 PM, última modificação 11/25/2022, 3:10:47 PM
UTFPR Campus Dois Vizinhos participa de oficina prática de proteção de nascentes d’água

Durante a atividade foi destacada a importância da água e da preservação das fontes naturais para a vida em nosso Planeta

No dia 23/11/2022 as professoras Cilene Cristina Borges e Patricia Fernandes, juntamente com estudantes do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Campus Dois Vizinhos participaram de uma oficina sobre proteção de nascentes d’água, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), no sítio Paraíso das Alturas, em Dois Vizinhos, juntamente com agricultores, técnicos e professores.

A oficina promoveu um diálogo inicial com os participantes sobre a importância da preservação das fontes naturais de água e da vegetação. Na sequência, foi realizada uma prática, por meio da proteção de uma das nascentes existentes na área de reserva legal do sítio. Para os estudantes que participaram, foi um importante aprendizado, que certamente irá influenciar em seu exercício profissional e trazer maiores reflexões sobre a importância da água para a vida em nosso Planeta.

Como todos sabemos, nós vivemos todos no Planeta Terra, mas poucas vezes nos questionamos sobre isso. Você já se perguntou por que a Terra é azul?  Aproximadamente 71% do Planeta se encontra coberto por água, poderíamos até pensar que vivemos no Planeta Água.  Entretanto, a massa de água do Planeta representa apenas cerca de 0,02% da massa total do nosso planeta.  Embora possa parecer pouco, esta quantidade foi suficiente para impulsionar todo o desenvolvimento da biodiversidade do Planeta Terra.

Dos 71% da superfície do Planeta Terra que está recoberta por água, 97% se encontram nos mares e oceanos. Ainda que nosso Planeta possua água nos três estados físicos da matéria: gasoso, líquido e sólido, menos de 3% de toda a água do planeta é doce, e de toda a água doce do Planeta a maior parte, em torno de 70%, se encontra no estado sólido, sendo estocada sob a forma de gelo nas calotas polares, Groelândia e Antártida. Apenas 30% de água potável no mundo encontra-se em estado líquido, sendo que 18% desta água encontra-se armazenada em lençóis subterrâneos e 7% está contida em rios e lagos.

Por último, mas não menos importante, a água em estado gasoso representa 4% da água doce do Planeta Terra, sendo responsável pela umidade do ar, normalmente expressa sob a forma de umidade relativa, cuja saturação resulta em precipitação, sendo popularmente chamada de chuva. Na prática, embora possa parecer bastante, a água doce contida nos rios, lagos, lençóis freáticos e no ar representa menos de 1% da água do Planeta Terra, sendo um recurso raro e de grande valor.

Quando falamos de proteção de fontes, nascentes ou olhos d’água, estamos na verdade nos referindo aos locais em que há afloramento da água armazenada no subsolo, sendo que o Brasil possui diversos aquíferos, distribuídos em vários estados, de Norte a Sul do País. Além disso o Sistema Aquífero Grande Amazônia é o maior de que se tem conhecimento no Planeta, sendo considerado como um tesouro subterrâneo.

Durante a atividade realizada no Sítio Paraíso das Alturas foram explanados diversos detalhes relativos a importância da água e de sua conservação para presente e futuro da vida do nosso Planeta. Os estudantes do curso de Engenharia Florestal da UTFPR tiveram a oportunidade de realizar na prática toda a execução de um projeto de proteção de nascente, valorizando não apenas a teoria, nas também o contato com a natureza e sua conservação. Vale destacar ainda, que o sítio Paraíso das Alturas é uma das propriedades inseridas na proposta de desenvolvimento e expansão do ecoturismo e turismo rural no município de Dois Vizinhos, do qual a UTFPR participa de forma ativa.