Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Programa Cidade Amiga do Idoso

Programa Cidade Amiga do Idoso

Publicado 6/15/2018, 3:36:22 PM, última modificação 6/15/2018, 3:48:15 PM
UTFPR-DV estará presente em encontro que trata sobre temas “Programa Cidade Amiga do Idoso” e “Envelhecimento e Saúde” no próximo dia 18 de junho

Programa Cidade Amiga do Idoso

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Estado do Paraná – AMSOP, junto com os Escritórios Regionais da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social- SEDS, realizarão no próximo dia 18 de junho um encontro sobre os temas “Programa Cidade Amiga do Idoso” e “Envelhecimento e Saúde”. O evento ocorrerá na Sede da AMSOP - Francisco Beltrão a partir das 9h30min. A palestrante será Haydeé Padilha,  Coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde.
O Público Alvo do encontro são Prefeitos, Vereadores, Secretarias de Assistência Social, Saúde e suas equipes, Universidades, Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, Entidades Sociais representativas, Rotary Club, Lions Club, entre outros. A UTFPR câmpus Dois Vizinhos estará presente nesse importante evento através do Diretor-Geral prof. Dr. Everton Lozano.
O Programa Cidade Amiga do Idoso foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família para incentivar municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável e aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa (PL 1313/11).
O município interessado em participar do programa deve ter em funcionamento um Conselho Municipal do Idoso e apresentar um plano de ação com o objetivo de beneficiar a pessoa idosa em aspectos como: transporte, moradia, serviços de saúde, inclusão social, entre outros. “Ao condicionar a adesão ao Programa à existência e funcionamento do conselho municipal, estaremos estimulando sua criação nos municípios em que ainda não exista, contribuindo para a adoção de ações em prol da população idosa”, cita a relatora da proposta de criação do Programa, deputada Leandre (PV-PR). Os municípios que lograrem implementar características amigáveis nesses aspectos receberão o título de Cidade Amiga do Idoso, a ser outorgado pelo Conselho Nacional do Idoso.

Reportar erro