PROGRESS3BIO: Competências empreendedoras e criatividade .
Já imaginou desenvolver um produto em sala de aula? Na UTFPR do Campus Dois Vizinhos os alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia mostram que isso é possível.
Criado em 2019 pela professora Dra. Samara Silva de Souza, o projeto explora metodologias como o brainstorming, a aprendizagem baseada em projetos (Project-based Learning - PjBL) e o design thinking. O propósito é despertar nos alunos a inovação e o empreendedorismo a partir de suas investigações e criações. Mostrar aos alunos os desafios no desenvolvimento do produto para solucionar um problema e que um projeto tem início e fim definidos, é progressivo e tem limitação de recursos. Ao promover a inovação e o empreendedorismo, as instituições educacionais capacitam os alunos a se tornarem líderes e agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral. Essa mentalidade empreendedora os capacita a buscar oportunidades para impactar positivamente o mundo ao seu redor. Ao estimular o pensamento interdisciplinar, através da abordagem inovadora e empreendedora, encoraja-se a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, promovendo uma compreensão mais holística dos problemas e incentivando a busca por soluções multidisciplinares.
À medida que os alunos trabalham em um projeto como o Progress3Bio que envolve trabalho em equipe, um líder, comunicação oral, escrita e visual, gestão de tempo, conhecimentos e habilidades para solucionar problemas, atuação direta no desenvolvimento do produto do início ao fim, criatividade, comprometimento e organização estamos formando alunos a se tornarem colaboradores, inovadores e cidadãos globais por meio de um projeto centrado na equipe. Além de habilidades técnicas (hard skills) estamos trabalhando habilidades interpessoais e comportamentais (soft skills).
Ao final as Equipes precisam apresentar a Empresa (nome, logo, missão, visão e valores; processo de produção; potencial e benefícios de cada matéria-prima; desenvolvimento da embalagem; planta baixa de produção/equipamentos (perspectiva de escala industrial); Modelo de negócio e Plano de Marketing; Mercado alvo e Análise de mercado: concorrentes e/ou produtos similares; Ficha técnica e Projeções financeiras: Custos de implantação e do produto, viabilidade econômica.
É uma evolução dos alunos desde a ideia, seguida por 15 horas em laboratório até o resultado final.
Nesse semestre de 2024/1 temos quatro equipes:
Cat Doh: Facilitador de medicamentos em forma de alimento. Uma forma prática, saborosa e funcional para medicar o seu gato.
BioCoat: Praticidade e durabilidade. Revestimento para bijuterias em formato de spray, que protege a pele sensível e propensa a alergias.
MewFir: O equilíbrio entre saúde e sabor. Iogurte de kefir enriquecido com tintura e geleia de maracujá, além de bubbles que estouram na boca.
Xerô: Antiatrito contra irritações e desconforto na pele, para você que é um atleta, ou apenas quer aproveitar uma caminhada. Uma película de proteção, hidratação e ativos clareadores.
A Profa. Dra. Samara, convida a todos os interessados para prestigiar essas inovações no dia 27 de Junho de 2024 a partir das 9:10h no Auditório da DIRGRAD (G10).