Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
Projeto Floração

Projeto Floração

Publicado 5/28/2018, 8:05:03 AM, última modificação 5/28/2018, 11:30:14 AM
Cinco dias de imersão em populações tradicionais residentes na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba, litoral norte paranaense

O Projeto Floração teve início em maio de 2017 com o desenvolvimento das primeiras ações de extensão na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba no litoral norte paranaense por acadêmicos da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação ministrada pela Profa. Daniela de Abreu do curso de Engenharia Florestal da UTFPR câmpus Dois Vizinhos. O mesmo tem como objetivos contribuir por meio de ações de extensão no desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e cultural das comunidades tradicionais da APA de Guaraqueçaba e oportunizar aos acadêmicos extensionistas a convivência com a realidade social e prática profissional.

De 15 a 20 de maio foram desenvolvidas várias ações de extensão como parte do projeto em Guaraqueçaba e na Ilha Rasa (PR). As atividades foram coordenadas pela Profa. Daniela de Abreu e outras orientadas por professores da UTFPR dos Campi de Dois Vizinhos e Pato Branco e executadas por acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação do Campo, Engenharia de Software da UTFPR/DV de Agronomia da UTFPR/DV, UTFPR/PB e Portugal. A equipe também foi composta por dentistas voluntárias da região sudoeste, ilustrador e pesquisador Jhon Bermond do Rio de Janeiro (RJ) e uma servidora da área administrativa da UTFPR/PB.

Entre ações foram desenvolvidas atividades de Educação Ambiental, Educação, Cultura e Arte, Tecnologia, Alimentação Segura, Saúde e Ações Sociais para crianças, jovens e adultos das comunidades tradicionais residente na sede de Guaraqueçaba e nas Ilhas ao entorno, em especial dessa edição a Ilha Rasa.   Os destaques da parte cultural  ficaram por conta dos grupos de Fandango “Caiçara Canutilho Temperado” e “Fandanguará”, ambos de Guaraqueçaba.

A ampla programação de ações de extensão do projeto nesses cinco dias de imersão em comunidades tradicionais de Guaraqueçaba oportunizou aos acadêmicos, voluntários e professores prestarem serviços que beneficiaram as comunidades, promovendo a reflexão sobre os problemas sociais existentes e adquirindo um pouco do vasto conhecimento da cultura e o modo de vida caiçara. Destaca-se ainda a interação entre a UTFPR dos dois campus, Grupo Marista de Guaraqueçaba, ICMBio e UFPR Litoral.

Reportar erro