Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
SULBIOTEC INOVATTION

SULBIOTEC INOVATTION

Publicado 8/24/2023, 10:54:52 AM, última modificação 8/24/2023, 10:56:10 AM
Professores e estudantes da UTFPR participam do evento SulBiotec Inovattion

O evento ofereceu oportunidades para os profissionais da biotecnologia se conectarem, compartilharem ideias e estabelecerem parcerias para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento.

A biotecnologia desempenha um papel cada vez mais fundamental em nossas vidas, uma vez que é uma área de inovação científica e tecnológica que abrange diversas aplicações diretas à sociedade. 

A UTFPR, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), é sócia fundadora da Rede SulBiotec, a Rede de Biotecnologia da Região Sul, que é uma associação de pessoa jurídica de direito privado, de caráter associativo e sem fins lucrativos, que congrega universidades, institutos de pesquisa, empresas e pessoas físicas da região do sul do Brasil atuantes na área de Biotecnologia.

A Rede promove eventos regularmente, e em agosto de 2023 foi realizada a 3ª Edição do SulBiotec Innovation em conjunto com o evento InovaçãoAgro no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava-PR. A importância da biotecnologia neste evento inclui avanços científicos, impulsionando descobertas em áreas como genômica, terapia gênica, microbiologia e muito mais. Esses avanços científicos são frequentemente apresentados para compartilhar conhecimento e inspirar novas pesquisas.

Visando esta integração, docentes e discentes do PPGBIOTEC, dos Campi de Dois Vizinhos e Ponta Grossa, da UTFPR marcaram presença no 3º SulBiotec Innovation, onde puderam explorar as últimas tendências em biotecnologia e inovação, por meio de palestras, mesas-redondas e atividades interativas com renomados especialistas da área. O evento ofereceu oportunidades para os profissionais da biotecnologia se conectarem, compartilharem ideias e estabelecerem parcerias para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento. A disseminação de conhecimento se deu por desenvolvimento de pitch, apresentação de NAPIs, de ecossistemas como o Vale do Genoma, além da interação entre os participantes, contribuindo para o avanço contínuo da biotecnologia e da inovação na área.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) recentemente aprovou a abertura do Curso de Doutorado, tornando-se assim imprescindível o estreitamento de laços com a comunidade científica e externa. A publicação da chamada pública para ingresso novos doutorandos se dará nos próximos meses, e as novas turmas se iniciarão em 2024.

Para mais informações sobre o PPGBIOTEC basta acessar a página do Programa AQUI