Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

Publicado 8/12/2020, 12:35:50 PM, última modificação 1/11/2023, 4:01:53 PM
Professora do Câmpus Dois Vizinhos participa de projeto de cooperação internacional da UTFPR

Professora do Câmpus Dois Vizinhos participa de projeto de cooperação internacional da UTFPR (Foto: Freepik)

O programa Erasmus+ vai conceder €738.990 para o projeto de cooperação internacional da UTFPR, junto a instituições do Brasil, de Honduras e da Europa. O recurso vai viabilizar a implantação de novas estruturas e a realização de encontros presenciais e virtuais entre professores e alunos.

Com o nome ‘Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (Vamos)’, o projeto visa a ação conjunta para promover a educação direcionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Dos 1005 projetos submetidos mundialmente, somente 164 foram aprovados, sendo que dos 104 que envolviam a países da América Latina, somente 14 foram aprovados, entre eles o ‘Vamos’.

Quando a proposta foi desenvolvida os integrantes não imaginavam que seria de grande utilidade diante das discussões de um novo modelo que envolve a educação a distância e a educação remota. A aprovação do projeto coincide com o momento em que se discute um novo modelo de ensino remoto diante da pandemia do novo coronavírus. Inclusive, parte do recurso do projeto contempla a montagem de uma sala moderna para EAD na UTFPR.

A iniciativa busca desenvolver o trabalho coletivo para promover o ensino da sustentabilidade nas instituições participantes e, depois, construir cursos internacionais conjuntos.

Com o apoio da Diretoria de Relações Interinstitucionais (Dirinter), o projeto é coordenado pelo Prof. Eloy Casagrande Jr, e conta com as docentes da UTFPR, Maclovia Correa da Silva, de Curitiba; Anelize Queiroz Amaral, de Dois Vizinhos; e Tamara Van Kaick, presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável.

A UTFPR participa do projeto a convite da Universidade de Upsala, da Suécia, junto a outras sete parceiras. São elas: a Univesità degli Studi di Padova, da Itália; Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Technological University e National University of Forestry, de Honduras; a UNIColaboration, consórcio europeu; e as universidades federais do Pará (UFPA) e de Pernambuco (UFPE).