Home
/
Notícias
/
Dois Vizinhos
/
VIVEIRO FLORESTAL

VIVEIRO FLORESTAL

Publicado 7/7/2021, 12:04:06 PM, última modificação 1/11/2023, 3:56:21 PM
Viveiro Florestal da UTFPR-DV promoveu oficina de enxertia de araucária

Viveiro Florestal da UTFPR-DV promoveu oficina de enxertia de araucária

Nos dias 24/06 e 01/07 passados, o Viveiro Florestal da UTFPR Campus Dois Vizinhos promoveu uma oficina onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer preceitos teóricas e também a prática de enxertia de araucária.

A técnica consiste em buscar promover a produção precoce de pinhão, um dos produtos da espécie, atualmente, entre os mais valorizados. Com a técnica, pode-se reduzir a idade do início da produção de 15 anos para cerca de 6 a 8 anos.

Os 15 participantes do curso, entre professores e alunos da UTFPR-DV, além de profissionais da área atuantes nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, tomando todos os devidos cuidados em relação à pandemia de covid-19, puderam vivenciar, na prática, a técnica de enxertia aplicada à araucária, ensinamentos que foram repassados pelo Engenheiro Florestal Dr. Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas.

Segundo o Professor Eleandro Brun, do curso de Engenharia Florestal, responsável pelo evento, “a valorização das espécies nativas passa por trabalhos de pesquisa científica aplicada na prática, onde a viabilização do cultivo da araucária nas propriedades rurais, assim como em pequenos terrenos, visando a produção de pinhão, é viabilizada pela técnica aplicada”.

O Curso foi viabilizado em parceria entre a UTFPR-DV, através do curso de Engenharia Florestal e do Viveiro Florestal e a AEFOS/PR (Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná).

Os interessados na técnica e outros serviços e produtos do Viveiro Florestal da UTFPR-DV podem entrar em contato através das redes sociais do viveiro pelo perfil no Instagram @viveiroflorestal.utfpr ou pelo e-mail: eleandrobrun@utfpr.edu.br, com o Prof. Dr. Eleandro José Brun.