Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Capes aprova três novos doutorados para a UTFPR

Capes aprova três novos doutorados para a UTFPR

Publicado 6/16/2023, 11:15:02 AM, última modificação 6/16/2023, 11:40:37 AM
Os novos cursos foram avaliados pelo Conselho da Capes com nota 04

Foto: Decom

Na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada de 22 a 26 de maio, foram avaliadas as propostas de novos cursos de pós-graduação propostos pelas instituições. A UTFPR foi contemplada com três novos cursos de doutorado aprovados com nota 04. O resultado foi divulgado no dia 07 de junho.

Os novos cursos são: doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em conjunto com os campi Dois Vizinhos e Ponta Grossa; doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos com os campi Medianeira e Campo Mourão; e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental do Campus Curitiba.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Claudia Regina Xavier, a notícia foi recebida com muita satisfação. “Ficamos muito felizes com o resultado já que três das nossas cinco propostas foram aprovadas. As outras duas serão analisadas nas próximas reuniões do Conselho da Capes”, explica.

Ao todo, o CTC-ES recebeu 1.054 propostas. Aquelas que ainda não foram analisadas pelo colegiado serão avaliadas nos próximos encontros. Para a avaliação dos novos cursos, o Conselho considera: a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso; a comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica, a infraestrutura de ensino e pesquisa; o quadro de professores; e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.

Com esses três novos cursos, a UTFPR passará a ofertar 46 cursos de mestrado e 11 de doutorado.

CTC

O CTC-ES é o colegiado da Capes que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também colabora na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação. É composto por três diretores da CAPES, 18 representantes da comunidade acadêmica (eleitos entre os 49 coordenadores das áreas de avaliação) e os presidentes da Associação Nacional do Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).