Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Cinco cursos da UTFPR recebem 5 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Cinco cursos da UTFPR recebem 5 estrelas no Guia da Faculdade 2023

Publicado 10/25/2023, 7:34:28 PM, última modificação 10/27/2023, 1:01:03 PM
Universidade também teve 83 graduações consideradas muito boas

Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Curitiba foi considerado excelente em 2022 e 2023 (Foto: Decom)

A UTFPR teve cinco cursos avaliados com a nota máxima no Guia da Faculdade 2023, que foi divulgado nesta segunda-feira (23) pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. Receberam cinco estrelas: Tecnologia em Alimentos de Campo Mourão, Sistemas de Informação de Curitiba, Engenharia Mecânica de Curitiba, Engenharia Ambiental e Sanitária de Medianeira e Ciências Contábeis de Pato Branco.

Ao todo, a UTFPR teve 96 cursos avaliados em 2023. Destes 83 ficaram com 4 estrelas e oito com três estrelas. De acordo com o Guia, os cursos com 5 estrelas são considerados excelentes, os com 4 são muito bons e os com 3 são bons. Outros 13 cursos da UTFPR aparecem como “sem nota” por não terem recebido pelos menos quatro notas dos avaliadores.

O grande destaque foi o curso de Sistemas de Informação de Curitiba, que se manteve com cinco estrelas. Em 2022, também foram cinco cursos da UTFPR com nota máxima. Além de Sistemas de Informação, ficaram entre os cursos mais bem avaliados do país Engenharia Civil de Apucarana, Licenciatura em Matemática de Curitiba, Tecnologia em Gestão Ambiental de Medianeira e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Ponta Grossa.

Guia da Faculdade

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar do Guia da Faculdade do Estadão. As informações são fornecidas pelos coordenadores de curso, que respondem um questionário sobre o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura da graduação.

A avaliação é realizada por mais de 10,5 mil coordenadores e professores de ensino superior, que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia de forma voluntária. Cada curso recebe seis avaliações com três notas (de 1 a 5) para a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura.

Para o resultado final, são descartadas a maior e a menor notas recebidas, e com a média das notas intermediárias restantes é estabelecido o resultado numérico do curso em 2023. O resultado numérico final leva em conta o resultado de 2023 (peso 3), o de 2022 (peso 2) e o de 2021 (peso 1).

O Guia da Faculdade é uma parceria entre o Estadão e a startup Quero Educação e é publicado desde 2019. Em 2023, o quinto ano do Guia, as instituições públicas reuniram 86% dos cursos que receberam 5 estrelas.