Comissão lança manual para laboratórios e guia para realização de eventos
Os membros da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UTFPR divulgaram a publicação de dois documentos para padronizar as ações em todos os campi. Um é o Manual de Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios e outro o Manual de Eventos Sustentáveis.
O Manual para os laboratórios prevê os padrões de sustentabilidade a serem adotados pelos usuários tanto na produção ou consumo de bens e serviços, quanto na geração de resíduos, principalmente aos que manipulam produtos químicos e/ou biológicos e geram resíduos perigosos.
Já o guia de planejamento para eventos sustentáveis tem o objetivo de minimizar os danos provocados ao meio ambiente com as atividades humanas durante a realização de um evento. O guia é destinado para congressos, semanas acadêmicas, encontros, cursos, simpósios e demais acontecimentos e, primeiramente, será implementado no Campus Pato Branco.
O campus foi escolhido pois, durante a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco (Inventum 2019), a organização do evento propôs que a Feira fosse auditada por uma instituição externa para verificar se ela atenderia aos requisitos de eventos considerados sustentáveis. A Inventum foi, então, certificada com o “Selo Verde”, categoria Evento Sustentável, com cedido pela Ecolmeia, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
“Foi um imenso orgulho poder ter participado do momento da apresentação do resultado da auditoria e nos motivou ainda mais para que essa organização fosse estendida para todos os eventos”, explica a presidente da PLS, Tamara Simone van Kaick.
Comissão
A Comissão Permanente Central do Plano de logística Sustentável (PLS) foi formada em 2017. Ela é composta pelos presidentes das comissões do Plano de Logística Sustentável (PLS) de cada um dos 13 câmpi, por membros da Reitoria e um membro que atua com o desenvolvimento da comunicação institucional.
Os temas abordados estão relacionados ao consumo consciente de materiais, energia, água e geração de esgoto; coleta seletiva; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras e licitações sustentáveis; deslocamentos de pessoal visando a redução de gastos e emissões de substâncias poluentes; desenvolvimento de ações de divulgação, conscientização e capacitação.
A comissão já implementou a Política de Sustentabilidade que estabelece diretrizes, princípios e objetivos para serem inseridos no ensino, pesquisa, extensão e na governança da Universidade.