Conexão UTFPR aborda uso de recursos educacionais abertos
Segundo o mediador da live, Daniel Pigatto, nos últimos tempos, um conjunto de recursos tem ganhando visibilidade e, entre eles, os Recursos Educacionais Abertos. "A produção de recursos educacionais digitais para a sala de aula vem promovendo um ensino mais participativo, colaborativo e dinâmico. Tais recursos podem ser desenvolvidos no formato de texto, imagem, vídeo, áudio, jogos, tutoriais e quaisquer possibilidades mediáveis com auxílio de tecnologias", comenta.
Participam desta edição do Conexão UTFPR Marcelo Souza Motta, do Câmpus Curitiba, e Rodrigo Veloso Martins, do Câmpus Apucarana. Durante a transmissão, serão abordados recursos educacionais de dois tipos: os abertos, que são aqueles baseados e desenvolvidos integralmente em ferramentas livres ou de código aberto e distribuídos com licenças que permitem o reuso; e os gratuitos, assistidos por serviços e softwares proprietários, mas que podem ser usados de maneira gratuita.
A transmissão conta com interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a obtenção do certificado de participação, é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento.
Sobre as palestrantes
Marcelo Souza Motta - Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, mestre em Ensino de Ciências e Matemática e graduado em Matemática. Atualmente, é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica e líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação.
Rodrigo Veloso Martins - Professor na UTFPR, Câmpus Apucarana. Possui bacharelado e mestrado em Matemática e Mestrado e doutorado em Informática, com período de doutorado sanduíche em Carleton University (Canadá). Possui experiência em combinatória enumerativa e teoria dos números e interesse crescente em ensino e extensão.